Clara Carvalho
clara.carvalho@jornaldebrasilia.com.br
Foi dada a largada, onem, para Copa Guará e o Campeonato Brasiliense de Kart, com os motores roncando no kartódromo do Guará.
As provas são conhecidas por beneficiar não apenas pilotos mais experientes, mas também por dar chances aos iniciantes. Na manhã de ontem, puderam competir participantes a partir de seis anos até os acima de 45, reunidos na categoria supersênior.
Ao todo, 13 categorias foram disputadas na pista localizada no complexo esportivo do Cave. Sendo a principal das dez provas realizadas ontem, a Sprinter seleciona os melhores para o Campeonato Nacional de Kart.
A disputa é aberta para todos os pilotos que possuírem a carteira da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) e estrangeiros que possuírem Cédula de Desportista Nacional em seus países de origem, válidas para o ano de 2012 na modalidade kart.
O número de participantes é sempre limitado a 30 por categoria. Já o número de voltas é variável, de acordo com a modalidade na qual o piloto está inscrito para participar.
Para evitar favorecimentos por conta do equipamento, a organização do evento optou por utilizar o mesmo motor nos veículos. Todos homologados pela Confederação Brasiliense de Kart (CBK). Assim, nenhum piloto poderá ter vantagem durante as etapas.
Berço de campeões
Os campeonatos locais são consagrados na cidade e são conhecidos por lançar grandes pilotos, como Lucas Foresti, que este ano assinou com a equipe DAMS para competir na da World Series By Renault – WSR –, e Felipe Nasr, que também neste ano migrou para a GP2. As categórias são trampolins para a Fórmula 1.