Depois se der eliminada na chave de simples do Aberto da Austrália, Teliana conseguiu uma vaga na chave de duplas para tentar conseguir pelo menos uma vitória em Melbourne. O desejo da brasileira, no entanto, ficou longe ser alcançado, já que ela e búlgara Aleksandrina Naydenova não tiveram chances contra a italiana Flavia Pennetta e a francesa Kristina Mladenovic, cabeças de chave número 12, e perderam por 2 sets a 0, com parciais de 6/1 em 6/2.
Teliana conseguiu disputar as duplas após a desistência das irmãs Serena e Venus Williams. Herdando a vaga, a brasileira teve um desempenho bem diferente em relação à sua apresentação na simples. Ao contrário da primeira partida, quando lutou por mais de duas horas, a número 1 do Brasil deixou a competição ao perder em 67 minutos.
Classificadas para a próxima fase, Pennetta e Mladenovic seguem favoritas na segunda rodada, já que enfrentarão as norte-americanas Madin Keys e Alison Riske, que passaram pela chinesa Xinyun Han e pela japonês Miki Miyamura, por 6/2 e 7/5.
De acordo com a organização do evento, as irmãs Williams deixaram a competição por conta de uma lesão na perna de Venus. Apesar de assumirem a vaga pouco tempo antes de estrearem, Teliana e Naydenova já se conheciam por terem jogado juntas no WTA de Hobart, na semana passada. Na ocasião, as duas passaram pela primeira fase, mas perderam para Lisa Raymond e Shuai Zhang, cabeças de chave 2, na segunda rodada.