Titular, Tiago Splitter não precisou sequer pontuar para ver o seu San Antonio Spurs vencer a sétima partida consecutiva no melhor basquete do mundo. Nesta terça-feira, a equipe do Texas visitou o Chicago Bulls no United Center e, com um primeiro tempo arrasador, venceu por 104 a 96, mantendo a primeira colocação da Conferência Oeste da NBA. Este foi, também, o décimo triunfo dos comandados de Gregg Popovich nos últimos onze jogos. Os Spurs vivem, de fato, um momento espetacular.
Apesar de ter começado o duelo entre os titulares, Splitter jogou por somente 14 minutos nesta terça-feira. Porém, não teve boa atuação e saiu de quadra sem um mísero ponto. O brasileiro ainda pegou somente um rebote e cometeu quatro faltas. O desempenho de Splitter na última noite vai de encontro ao da rodada anterior, contra o Orlando Magic, quando ele permaneceu em ação pelo mesmo período (14 minutos), mas anotou 14 pontos.
O cestinha do jogo desta terça-feira foi DJ Augustin, dos Bulls, com 24 pontos. Os destaques dos Spurs, por outro lado, foram os armadores Manu Ginobili e Tony Parker. O argentino anotou 22 pontos, enquanto o francês fez 20 e ainda distribuiu nove assistências. Ambos, entretanto, foram poupados no fim da partida e sequer entraram em quadra no último período. Isto porque o time visitante começou o duelo com ‘sangue nos olhos’ e decidiu o jogo logo no primeiro tempo.
Ainda no quarto incial, um 38 a 14 mostrou que os comandados de Gregg Popovich estavam dispostos a faturar a vitória em Chicago rapidamente. Depois, o time visitante decretou um 23 a 19 e foi aos vestiários com vantagem de 28 pontos. Na volta para o terceiro quarto, os Spurs seguiram bem e chegaram a superar a casa dos 30 tentos de frente. A partir da parte final do período, no entanto, Popovich deu descanso aos seus titulares e deixou somente os reservas em quadra. Os Bulls, então, reagiram, e tiraram 20 pontos, encerrando o jogo com uma derrota menos vexatória.
O domínio de San Antonio foi tão grande que Chicago não tomou a dianteira do placar em nenhum momento dos 48 minutos de partida. O feito foi exaltado pelo comandante da equipe vitoriosa, logo após o confronto. “A nossa defesa foi excelente nesta noite. Tivemos muitas bolas em nossas mãos, roubamos algumas posses importantes. Não cedemos rebotes ofensivos, e apresentamos boa fluência no ataque. Acertamos muitos chutes em que os jogadores estavam livres, e não ficamos atrás no placar em nenhum instante. Isto é mérito da nossa intensidade”, analisou Gregg Popovich.
Com o resultado, o San Antonio Spurs alcançou uma campanha de 47 vitórias e 16 derrotas e seguiu na liderança da Conferência Oeste da NBA, mas a apenas meio jogo de distância do segundo colocado, Oklahoma City Thunder. Por outro lado, o Chicago Bulls soma 35-29 e caiu da terceira para a quarta posição do Leste, a doze partidas de desvantagem do líder, Indiana Pacers. Na próxima rodada, os comandados de Tom Thibodeau recebem o motivado Houston Rockets, na quinta-feira, enquanto, na quarta, os Spurs pegam o também forte Portland Trail Blazers.
Confira os resultados desta terça-feira pela NBA:
Chicago Bulls 96 x 104 San Antonio Spurs
Oklahoma City Thunder 106 x 98 Houston Rockets
Indiana Pacers 94 x 83 Boston Celtics
Detroit Pistons 99 x 89 Sacramento Kings
Memphis Grizzlies 109 x 99 Portland Trail Blazers
Minnesota Timberwolves 112 x 101 Milwaukee Bucks
Golden State Warriors 108 x 85 Dallas Mavericks