Principais favoritos para conquistarem o título do Aberto do Catar, disputado em Doha, Bruno Soares e Alexander Peya terão que se contentar com o vice-campeonato. Na final realizada nesta sexta-feira, os tenistas não resistiram à dupla formada pelos tchecos Tomas Berdych e Jan Hazek e perderam em sets diretos, com parciais de 6/2 e 6/4.
O resultado final impressionou, já que os dois tchecos não são especialistas em duplas, enquanto Soares e Peya estão na vice-liderança do ranking mundial. Número 7 do mundo em simples, Berdych é acostumado a jogar duplas na Copa Davis ao lado de Radek Stepanek, mas só havia conquistado um título na modalidade, em 2008, quando jogou junto com o russo Dmitry Tursunov.
Para Hajek, o título é ainda mais importante, já que é sua primeira conquista de nível ATP da carreira. Antes, seu melhor resultado havia sido o vice-campeonato do ATP 250 de Munique, em 2007, também nas duplas.
Depois de passar por Marcelo Melo e Ivan Dodig na semifinal, a dupla do brasileiro jogou mal nesta sexta. Após não verem resistência dos adversários no primeiro set, os tchecos pressionaram ainda mais no início da segunda parcial e abriram 3/0. Irreconhecíveis, os vice-líderes do ranking mundial ainda quebraram o saque dos oponentes em uma oportunidade, mas não conseguiram reverter a desvantagem e acabaram derrotados.