Menu
Mais Esportes

Seleção feminina de basquete é convocada para Olimpíada com Iziane e novatas

Arquivo Geral

19/04/2012 15h12

O técnico Luiz Cláudio Tarallo divulgou a pré-lista da Seleção Feminina de Basquete para os Jogos Olímpicos de Londres-2012 na manhã desta quinta-feira (19), em São Paulo. Ao lado de três novatas, a ala Iziane foi incluída no grupo de 18 jogadoras, do qual serão selecionadas apenas 12 para disputar o torneio na Inglaterra.

 

Após um desentendimento com o técnico Paulo Bassul em 2008, a ala ficou afastada do time nacional até a saída do treinador, dispensado por Hortência, diretora de seleções da Confederação Brasileira de Basquete (CBB). Em 2011, a ala recusou o chamado de Ênio Vecchi para disputar o Pré-olímpico que garantiu o Brasil em Londres e em seguida disputou o Pan de Guadalajara.

 

De volta ao País nesta temporada, a ex-jogadora do Atlanta Dream levou o Maranhão até as quartas de final da Liga de Basquete Feminino (LBF). Com 509 pontos em 19 jogos (média de 26,8 por partida), Iziane foi a cestinha do campeonato com 194 pontos de vantagem em relação a Fernanda Bibiano, do Basquete Clube.

 

Principal responsável por reconduzir Iziane à Seleção, Hortência permaneceu ao lado de Tarallo, alçado dos times de base para a equipe principal como sucessor de Vecchi, durante todo o evento realizado para divulgar a pré-lista. A presença da ala na convocação é resultado de um trabalho de convencimento da ex-jogadora.

 

“A primeira coisa foi perguntar: ‘você quer vestir a camisa do seu país?’. Eu venho conversando com a Iziane há um bom tempo e vi a possibilidade de ela entender qual é a importância de participar da preparação desde o começo. A Iziane é excelente e, se estiver entrosada, pode dar muito mais para a Seleção do que já deu”, declarou Hortência.

 

As jogadoras convocadas por Tarallo se apresentam no próximo dia 1º de maio para iniciar a preparação para as Olimpíadas, com exceção da pivô Érika, ainda em atividade, que ganhará um período maior de folga. Diferentemente dos últimos torneios em que defendeu a Seleção, Iziane participará dos trabalhos desde o início, algo que anima Hortência e o treinador.

 

“Quando a jogadora chega muito perto de um torneio, é bastante informação para passar, são várias situações de jogo. Com um período maior para se preparar, o grupo vai assimilando melhor. Há um bom tempo que a Iziane não participa desde o começo”, observou Tarallo.

 

De acordo com Hortência, a montagem do time foi realizada levando em conta também os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro-2016. O grupo, com média de idade de 26,6 anos, conta com três estreantes em Seleções principais: a armadora Joice (Ourinhos), a ala/armadora Patrícia (São José) e a ala Renata (Maranhão Basquete).

 

A pré-lista ainda tem seis jogadoras com 30 anos ou mais, entre elas a veterana ala/armadora Karla (Americana), de 33 anos, e a pivô Érika (Perfumerias Avenida-ESP), de 30 anos. No outro extremo, está a jovem e promissora ala/pivô Damiris, de 19 anos, recentemente draftada pelo Minnesota Lynx, atual campeão da WNBA.

 

“Dentro do processo de renovação, as jovens precisam do apoio das mais experientes, que têm muito a passar. Não podemos acelerar o processo e levar apenas jogadoras de 20 ou 21 anos, até para não queimá-las. O segredo da renovação é saber como lidar com a passagem da jogadora da base para o time adulto”, explicou Tarallo.

 

Das 18 atletas chamadas na pré-lista, 14 participaram da última edição da Liga de Basquete Feminino, elogiada pelo treinador. “O campeonato começou em um nível regular e terminou em um patamar bom. O repatriamento de algumas jogadoras e a presença de estrangeiras eleva o nível do torneio”, declarou.

 

O técnico pretendia testar algumas peças do grupo durante o Campeonato Sul-americano, mas o campeonato foi adiado nesta quinta-feira. Assim, a Seleção tem uma série de amistosos programados contra seleções como Austrália, Estados Unidos e França.

 

Tarallo não estabeleceu uma data, mas avisou que pretende definir as 12 selecionadas para as Olimpíadas o mais rápido possível. Fã dos treinos de fundamentos, ele ainda prometeu aproveitar parte do trabalho desenvolvido pelo antecessor Ênio Vecchi e apresentou suas credenciais: “gosto muito do trabalho defensivo e dos contra-ataques”.

 

Confira a lista completa de convocadas:


Armadoras: 


Adrianinha (Parma-ITA) 

Babi (Americana) 

Joice (Americana) 

Tássia (Americana) 

 

Alas: 


Damiris (Minnesota Lynx-EUA) 

Franciele (Hondarribia-ESP) 

Gilmara (Poty/Acúcar Cometa/Unimed/Catanduva) 

Iziane (Maranhão Basquete) 

Jaqueline (Santo André/Semasa) 

Karla (Americana) 

Palmira (Poty/Acúcar Cometa/Unimed/Catanduva) 

Chuca (Ourinhos) 

Patrícia (São José/Shopping Colinas) 

Renatinha (Maranhão Basquete) 

Silvia Cristina (Ourinhos) 

 

Pivôs: 

Clarissa (Americana) 

Érika (Perfumerias Avenida-ESP) 

Nádia (Santo André/Semasa)

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado