Após despachar o russo Mikhail Youzhny em 56 minutos e o espanhol Fernando Verdasco em uma hora, Roger Federer precisou de menos tempo ainda para derrotar o francês Richard Gasquet, nesta quinta-feira, pelas quartas de final do ATP 500 de Dubai. Em apenas 20 minutos, o suíço venceu o primeiro set por 6/1 e depois contou com o abandono do adversário para confirmar a vaga.
Esta foi a 14ª vitória de Federer sobre Gasquet, em 16 confrontos. O francês não vence o número 2 do ranking mundial desde 2011, quando saiu vencedor pelas oitavas de final do Masters 1000 de Roma, na Itália.
Hexacampeão e maior vencedor em Dubai, o suíço de 33 anos vai enfrentar, nas semifinais, a surpresa croata Borna Coric, que surpreendeu o britânico Andy Murray (terceiro cabeça de chave) mais cedo, vencendo por 6/1 e 6/3. Os dois nunca se encontraram no Circuito.
Dono de uma coleção de 83 troféus, Federer busca o segundo título na temporada 2015. No início do ano, ele foi campeão do ATP 250 de Brisbane. No Aberto da Austrália, porém, ele decepcionou ao ser eliminado já na terceira fase para o italiano Andreas Seppi.
Outro favorito que venceu foi Tomas Berdych, quarto pré-classificado. Ele venceu o ucraniano Sergiy Stakhovsky por 2 sets a 1, parciais de 6/3, 4/6 e 6/2, após 1h41 de embate. O próximo adversário dele sairá do duelo entre o sérvio Novak Djokovic (primeiro cabeça de chave) e o turco Marsel Ilhan.
O torneio em Dubai oferece, ao campeão, 500 pontos no ranking da ATP, além de uma bagatela de R$ 1,4 milhão.