Menu
Mais Esportes

Rio de Janeiro sediará competição de esqui e snowboard em dezembro

Arquivo Geral

14/08/2008 0h00

< !--StartFragment -- >A cidade do Rio de Janeiro vai se transformar na sede do esqui e do snowboard entre os dias 3 e 10 de dezembro, quando receberá o Campeonato Latino-Americano de Desportos na Neve, a ser realizado em uma pista artificial montada na Enseada de Botafogo.


A competição terá apoio logístico e de infra-estrutura da prefeitura carioca e, por causa da data escolhida, será disputada muito próximo do verão, quando as temperaturas na cidade atingem os níveis mais elevados.


“Trata-se de um evento inédito mundialmente, em formato único e com tecnologia importada. Tenho certeza de que será um marco para os esportes de neve, para a cidade do Rio de Janeiro e para o Brasil”, disse à Agência Efe André Spinola, tricampeão brasileiro de esqui alpino.


Devido ao ineditismo, os organizadores ainda não têm totalmente definidos alguns aspectos, como os critérios de classificação para o campeonato em cada um dos países latino-americanos interessados em enviar competidores.


A empresa que organizará o evento no Rio de Janeiro é a mesma que montou a pista de esqui levada ao Sambódromo da cidade pela escola de samba Viradouro no carnaval deste ano.


Entretanto, a pista que desfilou no carnaval será bem diferente da que será utilizada na competição.


“A estrutura suntuosa para o evento de final de ano no Rio de Janeiro não tem nada a ver com a da Viradouro, que foi uma pista muito pequena (com 20 metros)”, afirma Spinola.


Será usada cerca de uma tonelada de um gelo especial triturado, que será conservado com a ajuda de aparelhos de refrigeração e que pode ser periodicamente substituído.


O Rio de Janeiro vem promovendo diferentes competições esportivas em sua campanha para ser sede dos Jogos Olímpicos de 2016. A cidade disputa com Madri (ESP), Tóquio (JAP) e Chicago (EUA).


“Já autorizamos o evento e daremos todo o apoio em assuntos como transporte, tráfego e segurança em desenvolvimento de nossa política de incentivar competições esportivas ao ar livre e em espaços públicos”, disse à Agência Efe o secretário municipal de Esportes e Lazer, João Batista Raposo de Mendonça.


De acordo com ele, trata-se de uma forma de reforçar internacionalmente a imagem do Rio de Janeiro, sua identidade com eventos esportivos e turísticos, e sua capacidade para organizar grandes competições esportivas.


 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado