Menu
Mais Esportes

Retrospectiva UFC: Bruxa pega os brasileiros

Arquivo Geral

04/01/2014 11h13

A imagem simbólica e pungente de Anderson Silva estirado no octógono da MGM Arena, em Las Vegas,  equilibrando parte da canela esquerda quebrada após choque com o campeão Chris Weidman resume o ano dos brasileiros no UFC. O País,  que chegou a ter quatro cinturões, com Spider (médio), José Aldo (pena), Junior Cigano (pesado) e Renan Barão (galo), fecha o ano com apenas dois.

Os responsáveis por preservar a honra brasileira no octógono são Aldo e Barão. A dupla fez ótimas exibições em 2013. O campeão do peso pena defendeu com sucesso seu mimo diante do norte-americano Frankie Edgar e do Zumbi Coreano. Já o dono do título interino do peso galo finalizou Michael McDonald e nocauteou Eddie Wineland.

Mas se há quem tenha bons motivos para dar adeus ao ano passado com saudosismo, outros querem apenas esquecê-lo. Ex-campeão do peso pesado, Junior Cigano representa bem o time dos frustrados de 2013. Derrotado na revanche contra Cain Velasquez no fim de 2012, o brasileiro teve a chance de recuperar o cinturão num terceiro e último capítulo da trilogia, em outubro. O resultado do combate anteior, porém, se repetiu.

Também peso pesado, Antonio Pezão encerrou o ano de cabeça baixa. Ele não aguentou a pressão diante de Cain Velasquez. O pior veio depois. Depois de um combate extremamente equilibrado e sangrento contra Mark Hunt – o qual terminou com um justo empate  –, Pezão foi flagrado em exame antidoping e afastado da organização.

Vitor Belfort é o destaque

Entre as lendas do MMA, Vitor Belfort conseguiu se reerguer após a humilhante derrota para Anderson Silva na disputa pelo cinturão dos médios. 

Bem mais forte do que antes – passou a fazer tratamento de reposição de testosterona e evoluiu com isso –, o brasileiro “fez fila” para chegar a 2014 como o novo desafiante ao cinturão de Chris Weidman. Para isso, ele conquistou três vitórias com nocautes sobre Michael Bisping, Luke Rockhold e Dan Henderson.

As três lutas foram disputadas no País, nas cidades de São Paulo, Jaraguá do Sul-SC e Goiânia, respectivamente. 

O confronto entre o “Fenômeno”  Belfort e Weidman, no entanto, deve ocorrer  em Las Vegas, na MGM Arena, mesmo palco da vitória do norte-americano sobre Anderson Silva. A possível data será em 24 de maio.

Leia a retrospectiva completa na edição digital. Clique aqui e veja mais notícias do Caderno Torcida.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado