A Secretaria de Saúde do DF confirmou durante coletiva de impensa na tarde desta terça (16), que a piloto Vanessa Daya segue internada em estado gravíssimo e em coma no Hospital de Base de Brasília.
Apreensão, sofrimento, unhas roídas e a agonia de receber uma notícia que devolva o sorriso aos lábios. Era assim o comportamento da família e amigos da piloto brasiliense de motovelocidade, Vanessa Daya, que se reuniam em oração sempre que podiam em sinal de fé e esperança para que o quadro da atleta melhorasse logo.
Vanessa sofreu grave acidente quando participava da 3ª etapa do Campeonato Capital de Motovelocidade, na tarde do último domingo, no Autódromo Internacional de Brasília. Após o ocorrido a piloto logo foi encaminhada ao Hospital de Base e o diagnóstico era de corte na face, traumatismo craniano, edema no cérebro e o rompimento da veia carótida externa.
No início da noite de ontem, Vanessa Daya passou por uma cirurgia no osso do crânio, com o intuito de diminuir a pressão no cérebro. “Era para durar de três a quatro horas, mas durou cerca de 1 hora e meia. A cirurgia, adotada em casos extremos, foi muito bem sucedida, e ela voltou para a UTI”, disse Franciso Arruda, amigo de Vanessa, ao Jornal de Brasília, por telefone.
Na torcida
Na tarde de ontem, a reportagem do Hospital de Base e conversou com um pouco mais desanimado, porém sem perder a esperança Francisco. “Ela é uma vencedora, uma mulher de se admirar em todos os sentidos. Antes competia para vencer e hoje briga pela vida. Eu sei que vai sair dessa porque ela é guerreira demais”, declarou.
A FÉ
Amigo de Vanessa e integrante do Esquadrão de Cristo – motoqueiros evangelistas – o pastor e capelão do hospital, André Fernandes teve acesso ao quarto de Vanessa.
Indagado pela reportagem do Jornal de Brasília, ele falou sobre o estado da atleta. “Mesmo com a ajuda de aparelhos, ela respirava forte, sinal de que o corpo responde bem. Mas o estado dela é grave e o que nos resta é confiar em Deus e orar para que tudo se resolva logo”, disse. Após conversa, André reuniu amigos e familiares para orarem.
Saiba mais
Assim que chegou ao hospital, Vanessa passou por cirurgia em que recebeu dois cateteres para estabilizar a pressão intracraniana e um para drenagem no tórax, pois apresentava edema cerebral e fratura na face.
Até ontem à tarde ela continuava em estado grave. Entubada, a piloto brasiliense recebeu medicações que mantinham a pressão arterial estável e recebia o acompanhamento da equipe médica de neurocirurgia.