A tenista búlgara Tsvetana Pironkova alcançou pela primeira vez na carreira a final de um torneio de nível da WTA. Na madrugada desta quinta-feira, ela surpreendeu a tcheca Petra Kvitova e avançou à decisão do título do Premier de Sydney graças a uma vitória por 2 sets a 0, com parciais de 6/4 e 6/3.
A vitória sobre Kvitova, segunda favorita ao título na Austrália, foi a segunda consecutiva de Pironkova sobre uma cabeça de chave. Nas quartas de final, ela eliminou a italiana Sara Errani, terceira tenista com melhor posição no ranking mundial inscrita no torneio, considerado o último estágio de preparação para o Aberto da Austrália.
“É claro que fiquei nervosa no fim do jogo, mas estava tentando lidar com isso. Me sinto incrivelmente feliz agora. Ao mesmo tempo, estou tentando me manter focada para o próximo jogo, que obviamente é o mais importante da semana. Então não posso esperar”, disse a búlgara.
Na decisão em Sydney, Pironkova terá pela frente a alemã Angelique Kerber, cabeça de chave 5. Ela não deu chances à norte-americana Madison Keys, de apenas 18 anos de idade, e triunfou por 2 sets a 0, com parciais de 6/4 e 6/2.
O duelo da decisão do Premier de Sydney já ocorreu duas vezes pelo circuito profissional, com uma vitória para cada lado.