Ian Ferraz
ian.ferraz@jornaldebrasilia.com.br
Principal equipe do futsal do DF na atualidade, o Peixe/Mazza luta para repetir o sucesso da última temporada e manter o ano cheio de competições. Em meio a telefonemas e emails, o time de Sobradinho tem se esforçado para driblar as dificuldades e arrumar patrocínios e parcerias que viabilizem esse sonho.
Mesmo com estreia na Super Liga marcada para hoje, contra o São Caetano, a participação na Liga Futsal, principal torneio da modalidade no País, é uma incógnita. A disputa é considerada uma espécie de Campeonato Brasileiro, pela qualidade das equipes e o vasto calendário de jogos.
Para conseguir a vaga, o Alvinegro precisaria comprar ou alugar uma das 20 franquias já divididas entre clubes do País. O mais provável é que a vaga da Super Bolla, de Goiânia, fique em aberto. O presidente do Peixe/Mazza, Fernando Melo, garante que terá a resposta em uma semana. “Ainda pleiteamos a vaga, mas não recebemos resposta. Não está descartado ainda, mas só acredito na hora que assinarmos o contrato”, explicou, cauteloso.
Dentro de poucos dias, o clube deve acertar com a Financeira BRB como patrocinadora master em 2012. O valor arrecadado será menor que o de 2011. Hoje, a folha salarial do Peixe gira em torno de R$ 20 mil mensais. A redução se deu graças à liberação dos principais atletas para outros clubes e do aumento do número de jogadores vindo da base.
Mas a comissão técnica e a maior parte do grupo foram mantidos. O ala Cesinha, ex-Paraná, foi contratado, enquanto Marquinhos, Sacon e Rafa deixaram o clube. O último acertou com o Corinthians O ala/pivô William e o ala Leandrinho subiram da categoria de base para a equipe principal.
PLANOS E SONHOS
Mesmo se não conseguir a vaga na Liga 2012, o time vai continuar sonhando. “Queremos alguma atração no nível do Dimba ou Vander Carioca (jogadores que defenderam o Peixe no ano passado). Mas, se não fecharmos parceria para a Liga, não teremos torneio importante no semestre. Não vale a pena investir sem as competições maiores”, ponderou Fernando.