Menu
Mais Esportes

Pego no doping, tricampeão da Volta da França alega contaminação

Arquivo Geral

30/09/2010 15h03

Três vezes campeão da Volta da França (2007, 2009 e 2010), o espanhol Alberto Contador convocou entrevista coletiva nesta quinta-feira para explicar o resultado positivo para clembuterol em um exame de doping realizado na última edição da disputa e que foi divulgado nesta madrugada. Cercado por jornalistas, ele se disse vítima de contaminação.

“Este resultado é consequência da mostra do dia 21 de julho, na qual aparecia uma milionésima parte de clembuterol. Só quatro laboratórios no mundo são capazes de detectar esta quantidade. A própria União Ciclística Internacional (UCI) diante de mim afirmou que era um caso de contaminação alimentícia. Isto é um erro”, afirmou o atleta, que disse ter se reunido com os dirigentes em 26 de agosto, dois dias após ter sido comunicado sobre o resultado do teste.

De acordo com Contador, a contaminação aconteceu através de uma carne que chegou da Espanha e foi consumida em 20 de julho. Outros quatro companheiros do time Astana também teriam ingerido o alimento, mas ele alega que este não é o caso de Alexandre Vinokourov, membro da equipe que passou por teste no dia seguinte.

“O organizador da Volta a Castilla e Leon ia para a Volta da França e o cozinheiro  disse a ele se não poderia levar uma boa carne. Essa pessoa comprou essa carne a caminho da França e ela foi feita naquela mesma tarde”, alegou o astro. “Lembro que Vinokourov queixou que havia comido uma péssima carne e a gente não. No dia seguinte me levantei tranquilamente, fui treinar e depois voltamos a comer esta carne, apesar de não estarmos acostumados a comer carne em dia de descanso”, comentou.

Ele ainda usou de outro argumento para reforçar a sua teoria. “Por ser o líder da Volta da França passei por todos os controles e, no dia posterior a 21, a quantidade diminuiu. No outro, já não aparecia”, destacou o atleta. “É uma quantidade tão mínima que é impossível ingerir, salvo em caso de contaminação alimentícia. E em termos rendimento, ela não adianta para nada, qualquer especialista pode confirmar”, declarou.

UCI suspende espanhol provisoriamente

Ao menos por enquanto, porém, Contador estará afastado das competições. “Ele está suspenso formal e temporariamente”, comunicou a União Ciclística Internacional (UCI). “Este caso requer uma maior investigação científica antes que se chegue a qualquer conclusão”, destacou.

A organização da Volta da França, por sua vez, disse que pretende esperar uma decisão definitiva do caso antes de fazer qualquer coisa. A quantidade encontrada no exame de urina do ciclista foi de 50 picogramos (0,000 000 000 05 gramas por mililitro).

“Uma sanção a mim seria intolerável. Não me preocupa que coloquem em dúvida meus resultados na Volta da França, pois sei o que fiz. Mas não vou permitir que algo como este coloque meu trabalho por terra. Minha defesa são os controles tanto anteriores como posteriores que tenho, sejam tanto sanguíneos ou de urina. Esta é a minha defesa e a verdade”, assinalou Contador

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado