Depois de um ano espetacular para o vôlei brasileiro, a Confederação Brasileira de Vôlei e o Comitê Olímpico Brasileiro continuam com iniciativas para manter o alto nível da modalidade. Pelo segundo ano consecutivo, a parceria dá aos atletas que se destacaram nos Jogos Escolares da Juventude a oportunidade de integrarem a Seleção Brasileira Escolar e treinarem no Aryzão, em Saquarema (RJ), de 16 a 21 de dezembro.
Ao total, serão 40 adolescentes de 12 a 14 anos (20 de cada naipe) treinam durante uma semana no principal centro especializado em vôlei do País. Além de serem incentivados pela iniciativa, eles também são observados por Percy Oncken, técnico da seleção infanto-juvenil, e Vinícius Gomes, o Alegrete, técnico da seleção infantil.
“Este é o segundo ano que convocamos os atletas para as seleções escolares. É uma geração que nos interessa muito, porque, a partir do ano que vem, teremos o sul-americano infantil em edições anuais. Então, além dos atletas selecionados terem a oportunidade de aproveitar uma semana de treinos na casa do voleibol brasileiro junto com os técnicos das seleções de base, nós também temos a chance de observarmos, de fazermos a primeira avaliação de um grupo de bastante potencial visando esta competição. Temos um bom plantel”, disse Percy.
A oportunidade também contribui com o desenvolvimento dos jovens, que têm uma boa supervisão e treinam onde passam os principais atletas do País, como destacou Henrique Neri, de Maúá/SP, que tem 14 anos e disputou os Jogos Escolares da Juventude pelo Colégio Leonardo Da Vinci.
“A rotina aqui é toda voltada para o vôlei, muitos treinos, aqui a gente respira o esporte. Comecei aos 10 anos, sempre foi o meu esporte preferido. É muito bom saber que estou entre os melhores do país, é um sentimento muito gratificante. Meus ídolos são o Ricardinho e o William. É impressionante saber que os caras que me inspiram também já treinaram aqui”, declarou Henrique.