
No Campeonato Sul-Americano de Desportos Aquáticos realizado na Venezuela entre os dias 5 e 8 de novembro, os atletas brasileiros conquistaram três medalhas de bronze nos Saltos Ornamentais e chegaram a 60 medalhas no quadro geral, figurando na quarta posição da competição.
Os representantes do Brasil foram Ian Matos, Ingrid Oliveira, Luiz Felipe Outerelo e Tammy Galera. O torneio reúnes cinco modalidades natatórias olímpicas. No início de outubro, foram realizadas as provas de natação, polo aquático e nado sincronizado, na Argentina, onde a equipe verde-amarela somou 57 medalhas – 28 ouros, 18 pratas e 11 bronzes.
Somando as três de bronze conquistadas na última semana, o Brasil chega ao quarto lugar no quadro da modalide, assim como na pontuação geral – com 30 pontos, está atrás da Venezuela (119), Colômbia (102) e Chile (45). Também participaram Peru (6 pontos), Equador (4) e Argentina (2). Os venezuelanos conquistaram oito ouros, três pratas e dois bronzes, enquanto os colombianos conquistaram dois ouros, seis pratas e quatro bronzes. O Chile ficou com uma prata.
Fechando o torneio Sul-Americano, a Maratona Aquática será realizada em Buenos Aires, na Argentina, ainda em novembro.