Seis dias após a derrota por 3 sets a 0 para Tomas Berdych, pelas quartas de final do Aberto da Austrália, Rafael Nadal já está de volta aos treinos para os próximos desafios da temporada. Nesta segunda-feira, o espanhol postou em rede social que já iniciou sua preparação para o Aberto do Rio de Janeiro, que começa no dia 16, e para o ATP de Buenos Aires, que acontece no fim do mês.
“De volta aos treinamentos e ao saibro, em um dia nublado em Mallorca”, publicou Nadal, que é o atual campeão do ATP 500 carioca. Dono da 3ª posição no ranking mundial, o espanhol de 28 anos será o principal atleta a disputar a competição. A data de sua estreia já está definida: dia 17 de fevereiro, a terça-feira de Carnaval.
Após ano já conturbado por lesões, Nadal não disputou as últimas competições de 2014 por causa de uma operação para remover seu apêndice. De volta às quadras, o espanhol mostrou evolução física dentro do Aberto da Austrália, mas a vitória suada sobre o americano Tim Smyczek na 2ª rodada e a eliminação por 3 sets a 0 com direito a pneu pelo tcheco Tomas Berdych nas quartas de final (6/2, 6/0 e 7/6) mostraram que ele ainda não estava 100%.
O solo brasileiro é um cenário propício para que o número 3 do mundo se reabilite no início de temporada. Afinal, além de ser o atual campeão do Aberto do Rio de Janeiro, Nadal já conquistou o Aberto do Brasil em duas oportunidades: no ano de 2005, na Costa do Sauípe, e o de 2013, em São Paulo.