Em entrevista ao jornal francês L’Equipe, o tenista espanhol Rafael Nadal mostrou que não aceita ser acusado de doping, como aconteceu recentemente em uma paródia feita na mídia francesa. O atleta também respondeu às acusações de fraude veiculadas na imprensa espanhola.
Em fevereiro, o programa feito com marionetes Les Guignols de l’Info, da emissora televisiva francesa Canal+, apresentou uma sátira que retratava o tenista utilizando substância ilícitas juntamente com Alberto Contador, ciclista espanhol flagrado em teste de antidoping.
“Achei injusto. Não me fez rir, mas cada país tem seu senso de humor e o da França não é igual ao da Espanha. Mas não aceito que me taxem de ‘dopado’, já que há sete anos trabalho milhares de horas toda p… de dia”, defendeu-se o atual número 2 do mundo.
Ainda sobre o assunto, o espanhol disse que o controle sobre o uso de substâncias ilícitas no tênis é muito mais forte do que se imagina. “Uma parte do público não sabe como é o esporte profissional, não sabe como funcionam os testes antidoping. Exames são feitos quase todos os dias, precisamos estar localizáveis para testes durante 365 dias por ano”, declarou.
O hexacampeão do Roland Garros também sofreu acusações da mídia espanhola, que relacionou seu nome a um esquema de fraude fiscal. “Desde que a imprensa começou a publicar essa história de uma suposta fraude tem sido de tudo menos agradável. E, principalmente, é uma acusação falsa. Tudo foi feito dentro da lei e pago todos os meus impostos na Espanha”, esclareceu o espanhol.