Atual campeão do Masters 1000 de Indian Wells, Rafael Nadal teve uma campanha curta na edição de 2014 do torneio. Amplo favorito, o espanhol travou um grande duelo, mas não resistiu ao ritmo imposto por Alexandr Dolgopolov, que tratou a partida como uma revanche após ter perdido na final do ATP 500 do Rio de Janeiro deste ano.
O grande feito do ucraniano começou logo no início da partida. Após vencer o primeiro set em um jogo contra Nadal, Dolgopolov viu o adversário reagir na segunda parcial, mas novamente foi melhor no set decisivo para garantir sua primeira vitória contra o número 1 do mundo em seis confronto disputados, com placar final de 6/3, 3/6 e 7/6 (7-5), após 2h19, na noite desta segunda-feira.
Apesar de não conseguir defender os pontos do título de 2013, Nadal não tem a liderança no ranking ameaçada e ainda manterá uma boa vantagem sobre Novak Djokovic, podendo ampliá-la na próxima semana com a disputa do Masters 1000 de Miami, no qual não tem pontos para defender por não ter jogado no ano passado.
Após o emocionante confronto, Dolgopolov, que, além do vice-campeonato no Rio de Janeiro, foi semifinalista no ATP 500 de Acapulco, tentará manter a boa sequência na competição e terá pela frente o italiano Fabio Fognini, que passou pelo francês Gael Monfils, também em três sets, com parciais de 6/5, 3/6 e 7/5.
O jogo
Após um começo de jogo atípico, que contou com quatro quebras consecutivas, a partida foi estabilizada e os tenistas começaram a confirmar seus serviços, até que, no oitavo ponto, o ucraniano conseguiu mais uma quebra, ficou em vantagem e sacou para vencer o primeiro set.
Apesar de ter conseguido um bom resultado no início, o número 31 do mundo não conseguiu manter o bom desempenho na sequência do duelo, nem sequer chegou a ameaçar o saque do adversário e, com muitos erros não forçados, sofreu a única quebra do set no sexto game.
Após duas parciais distintas, o equilibro prevaleceu no terceiro e último set. Disposto a impedir o bicampeonato de Nadal, Dolgopolov se manteve bem nas devoluções e conseguiu uma importante quebra, abrindo 4/2 e confirmando o serviço logo em seguida para ficar a um game da vitória.
Experiente, o espanhol não se abateu, aproveitou-se do nervosismo do adversário e conseguiu devolver a quebra no nono ponto para empatar e levar ao tie-break, que também foi muito equilibrado e contou com a virada do ucraniano. Feliz com o resultado, Dolgopolov mostrava que custava para cair a ficha após o triunfo, enquanto seu pai, emocionado, chorava nas arquibancadas.
Cabeça de chave número 3 vence – Atual campeão do Aberto da Austrália, Stanislas Wawrinka não teve dificuldade para superar nesta segunda-feira o italiano Andreas Seppi pela terceira fase do Masters 1000 de Indian Wells. O suíço venceu por 2 sets a 0, com parciais de 6/0 e 6/2.
Na quarta fase, o suíço terá pela frente o sul-africano Kevin Anderson, que derrotou o russo Evgeny Donskoy por 2 sets a 1, com parciais de 4/6, 6/0 e 6/3.