A primeira grande competição da natação mundial para os brasileiros começa nesta sexta-feira, o BHP Biliton Aquatic Super Series, em Perth, na Austrália. A Seleção Brasileira contará com 24 atletas no evento que reunirá competidores também de Austrália, Japão, África do Sul e China.
A competição em Perth, realizada até sábado, é considerada a largada para a temporada internacional e um treino para os atletas nacionais, cujo destaque é o medalhista olímpico Thiago Pereira. Na Austrália, ele nadará os 200m medley, os 50m e os 100m borboleta.
“Fizemos musculação até a véspera e certamente estaremos ‘pesados’ para as provas, mas eu sempre digo que, apesar da forma física, é preciso entrar na água e sempre dar o melhor de si”, avaliou Pereira, atleta do Sesi.
Em Perth, o Brasil será representado por 24 atletas, 16 deles masculinos e oito femininas. Os homens convocados são Alan Vitória, Brandonn Almeida, Felipe Lima, Guilherme Guido, Henrique Barbosa, João Gomes Junior, Leonardo de Deus, Luiz Altamir Melo, Marcos Macedo, Nicholas Santos, Marcos Ferrari de Oliveira, Matheus Santana, Nicolas Oliveira, Tales Cerdeira, Thiago Pereira e Vinícius Waked.
Já as mulheres, Bruna Rocha, Carolina Bilich, Daniele Paoli de Jesus, Graciele Herrmann, Larissa Oliveira, Manuella Lyrio, Nathalia Almeida e Natalia de Luccas.
“Será uma experiência importante, principalmente para os mais novos, que podem fazer a primeira competição internacional de alto nível. Meu conselho é que o mais jovens aproveitem ao máximo a oportunidade. Eles poderão encontrar e nadar ao lado de vários medalhistas olímpicos e mundiais. A ideia é sentir o clima e controlar a ansiedade e o nervosismo. É bom aprender a lidar com isso”, afirmou Thiago Pereira.