Menu
Mais Esportes

Mundo fitness com novidade agraciada pelos brasileiros

Arquivo Geral

06/12/2013 9h11

Segurado bem firme, levantado até o alto e balançado como se fosse um pêndulo, o professor Bruno Ferreira e sua aluna Marina Tamer, usam um aparelho curioso para desenvolver os exercícios propostos. Conhecido como kettlebell, este instrumento diferente, que lembra uma bola de canhão com alça de ferro, se difunde a cada dia na geração fitness do Brasil.

Com o objetivo de trabalhar os músculos dos glúteos, pernas, tronco e braços, Marina Temer perdeu o medo de ficar musculosa demais. Após quatro meses de prática da modalidade, não se arrepende da escolha. “A maioria das pessoas pensam que o aparelho faz com que trabalhemos mais os braços. Mas eu sinto muito mais a parte inferior do que a superior do meu corpo”, explica a estudante.

De acordo com o professor Bruno, as aulas têm duração de, no máximo, 30 minutos. Tempo suficiente para desenvolver uma variedade de exercícios com o instrumento. Na academia em que trabalha à beira do Lago Sul, os kettlebells variam de peso entre 8 e 10kg, mas podem ultrapassar a marca dos 40kg.

“Ele é novo no ramo da atividade física no Brasil, apesar de ter surgino na Rússia no século XVIII. Aqui ele está bem procurado, mas isso só de uns quatro anos para cá. Está crescendo assustadoramente”, comenta Bruno.

Os exercícios proporcionam a funcionalidade e mobilidade do atleta, que usa todos os músculos do corpo para realizar os movimentos. “Você trabalha o seu corpo inteiro. O treino é mais desafiador para quem gosta de usar mais força, mas é diferente das séries convencionais da musculação”, diz Bruno.

Por ter vários pesos e exercícios direcionados à capacidade de cada um, Bruno afirma que não há idade limite para a prática. “Por ser algo que faz parte de várias atividades rotineiras, é muito indicado também para os mais velhos”, garante.

CURIOSIDADE

O kettlebell

1 É uma aula em grupo que se utiliza principalmente de movimentos pendulares com uma bola de ferro com alça chamado Kettlebell. Sua origem remete a Russia do século XVIII quando era utilizado como contrapeso nas balança das feiras livres; 

2 Kettle significa chaleira, em inglês. Em seu país de origem, a Rússia, chama-se gyria.                                               

 
Saiba Mais 
Principais benefícios do kettlebell: minimiza os desequilíbrios musculares pois, com o trabalho unilateral, aumenta a consciência corporal em manter uma boa postura, reduzindo os riscos de lesões.
 
Propicia uma maior estabilidade da coluna por exigir que os músculos do coração se contraiam de forma coordenada ao longo de todos os movimentos.
 
Com treinos constantes, ele eleva o consumo calórico pelo acionamento de diversos grupos musculares e aumenta a capacidade cardiovascular.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado