O brasileiro Marcelo Melo e o croata Ivan Dodig foram perfeitos na primeira fase do ATP Finals de Londres, mas não conseguiram manter o desempenho na semifinal. A parceria foi derrotada no torneio na capital inglesa pelos espanhóis David Marrero e Fernando Verdasco, com 7/6 (12-10) e 7/5, e acabou eliminada.
Foi a primeira participação de Melo e Dodig no torneio que reúne as oito melhores duplas da temporada. Na primeira fase, o time passou pelos irmãos Mike e Bob Bryan, pelos poloneses Mariusz Fyrstenberg e Marcin Matkowski e pelo paquistanês Aisam-ul-Haq Qureshio e o holandês Jean-Julien Rojer.
Na manhã deste domingo, no entanto, o tenista brasileiro e o croata não conseguiram suplantar o forte ritmo de jogo imposto pelos espanhóis no saque. Marrero e Verdasco serviram com força e eficiência durante todo o jogo, praticamente minando um dos principais trunfos da parceria adversária, a devolução de Dodig.
Mesmo assim, o duelo foi marcado pelo extremo equilíbrio. Com uma quebra de saque para cada lado, o primeiro set foi para o tie-break, em que as duas duplas tiveram chances de fechar, mas Marrero e Verdasco acabaram levando a melhor. Na segunda parcial, os espanhóis conseguiram uma quebra no 12º game para ficar com a vaga na final.
O Brasil ainda tem chances de estar na decisão do ATP Finals, já que o também mineiro Bruno Soares e o austríaco Alexander Peya enfrentam os gêmeos norte-americanos Mike e Bob Bryan na outra semifinal.