Única conquista no currículo de Lance Armstrong após a exclusão de todos os seus títulos pela União Ciclística Internacional (UCI), incluindo o heptacampeonato da Volta da França (Tour de France), a medalha de bronze conquistada nos Jogos Olímpicos de Sydney-2000 também deixará de ser do norte-americano.
Por meio de carta enviada nesta quarta-feira (16), o Comitê Olímpico Internacional (COI) solicitou a devolução da peça, sem chance de apelação. A informação foi confirmada nesta quinta-feira por Mark Adam, porta-voz do comitê.
Segundo ele, a decisão já havia sido discutida em dezembro, mas o COI aguardou a confirmação da exclusão de todos os resultados de Armstrong desde 1998 pela UCI. Nesta semana, a entidade anunciou formalmente aos representantes do COI que tinha anulado todos os feitos do norte-americano, o que motivou o Comitê a confirmar a perda da medalha.
Curiosamente, o fato acontece no dia em que vai ao ar a primeira parte da entrevista de Armstrong com a famosa apresentadora Oprah Winfrey. Nela, o ex-ciclista deve confessar, pela primeira vez, o doping que gerou o seu banimento do esporte e revelar também nomes de atletas e dirigentes que participavam do esquema.