O primeiro dia do fim do horário de verão, neste domingo (21) não intimidou os velejadores de Brasília que participaram da Regata de 50 anos da AABB. Quarenta e oito barcos da classe Oceano coloriram as águas do Lago Paranoá e os 200 velejadores que ocuparam estas embarcações foram responsáveis por um grande evento – a abertura do calendário náutico de Brasília comemorando os 50 anos da AABB.
Uma competição saudável com ventos de 8 nós – mas com rajadas de 12 nós – não foi o vento ideal que se esperava, mas foi o suficiente para empolgar os velejadores. O Xôpe levou o troféu Fita Azul e classificou-se em 1º lugar geral no SMP², enquanto que o veleiro Stand By Me, timoneado por Lars Grael ficou em 1º lugar no Top Five.
O timoneiro do Xôpe, Luiz Carlos Ritter, do Cota Mil, comemorou a primeira conquista do ano. “Para nós foi muito bom, embora os ventos estivessem mais fracos do que desejávamos. Foi uma prova competitiva. Tivemos Lars Grael, o César Cricri, o Roberto Renner e o Sérgio Calée [do Algazarra] e foi uma competição de alto nível e começamos o ano bem”, disse Ritter, destacando que dois dos tripulantes do Xôpe estarão participando a partir desta segunda-feira (22), do pré-olímpico de Vela em Brasília, que são Rodrigo Moura (Cota Mil) e Tarcísio do Valle (Clube Naval).
Em quase duas horas de competição, Ritter contou que passou por momentos decisivos e por pouco não perdeu o lugar para os adversários. “Com a nossa tática conseguimos manter o barco sob controle, mas passamos por um redemoinho, quase no final que, por pouco não perdemos a regata para o César Cricri. Conseguimos recuperar e na verdade deu mais emoção”, confessou o velejador.