Menu
Mais Esportes

Jean Todt defende novo sistema de pontos: "Não vejo grandes mudanças"

Arquivo Geral

25/12/2013 15h32

A polêmica envolvendo o novo sistema de pontuação da Formula 1, que terá os tentos dobrados na última prova do ano, em Abu Dhabi, segue rendendo cada vez mais discussões. Após a maioria dos pilotos, encabeçada por Sebastian Vettel, criticar a mudança, foi a vez de a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) se pronunciar. Presidente da entidade, o francês Jean Todt minimizou as queixas ao novo sistema e pediu mais preocupação com a redução de custos na maior categoria do automobilismo mundial.

“Muito tem se falado sobre o sistema de pontuação, mas, para ser honesto, não vejo essa nova regra como uma grande mudança”, disse o dirigente em entrevista ao diário espanhol AS. “Acredito que, agora, é muito mais importante falar sobre o controle dos gastos. Nós vamos economizar cerca de 40% de combustível somente por causa do novo motor”, acrescentou, fazendo campanha própria e mudandoo foco da discussão.

A modificação foi anunciada pela FIA após o término da última temporada da Formula 1. Agora, além de os pilotos poderem escolher o número que usarão em seus carros, a partir de 2014, a última prova da temporada, realizada em Abu Dhabi, e não mais em Interlagos, terá a pontuação dobrada. Tudo isto, para possibilitar alternâncias na classificação do Campeonato Mundial até o fim. Em 2013, as disputas chegaram ao Brasil com o título individual garantido por Sebastian Vettel, e o de construtores, pela equipe Red Bull.

O novo sistema, no entanto, não foi bem recebido pela maior parte dos pilotos, que viram, no último GP do ano, um peso desproporcional e capaz de decidir os rumos de um campeonato disputado ao longo de todo o ano. Para Todt, porém, as críticas não têm fundamentos. “Um novo sistema de pontos é uma pequena mudança nas regras, mas nada mais que isso, então realmente não entendo a razão de todos esses questionamentos”, decretou.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado