Ex-líder do ranking mundial, a sérvia Jelena Jankovic estreou no Torneio de Kuala Lumpur nesta terça-feira e penou para avançar. Cabeça de chave número 2, a tenista precisou de 3 horas de disputa para eliminar a jovem francesa Caroline Garcia, de apenas 18 anos.
O duelo foi marcado pelo equilíbrio e as duas atletas terminaram com resultados semelhantes nos fundamentos. Apesar da derrota, Garcia conseguiu cinco quebras de saque, uma a mais que a sérvia. Com desempenho superior nos tie-breaks, Jankovic venceu com parciais de 7/6 (9-7), 4/6 e 7/6 (7-2).
Na próxima rodada, a sérvia enfrenta a veterana Jill Craybas, 37 anos, que estreou com vitória sobre a japonesa Yurika Sema por 6/4, 1/6 e 6/4. Jankovic enfrentou a norte-americana seis vezes de 2000 a 2006, e o retrospecto no confronto direto permanece empatado.
A chinesa Shuai Peng, cabeça de chave número 3, também estreou nesta terça-feira e confirmou seu favoritismo diante da austríaca Yvonne Meusburger ao triunfar por 6/1, 4/6 e 6/2. Na próxima rodada, a asiática pega a qualifier tcheca Kristyna Pliskova, responsável por ganhar da francesa Iryna Bremond por 6/0 e 6/2.
A australiana Jarmila Gajdosova, quarta favorita, venceu a alemã Kathrin Woerle por 1/6, 7/6 (7-2) e 7/5. Já a japonesa Ayumi Morita, sexta mais cotada, ganhou da qualifier local Nudnida Luangnam por 6/4 e 6/0. A qualifier Su-Wei Hsieh, de Taipei, bateu a britânica Anne Keothavong, única pré-classificada a decepcionar, por 6/4 e 7/5.