A Federação Internacional de Tênis (ITF) suspendeu o tenista espanhol Guillermo Olaso por cinco anos. O número 236 do mundo foi acusado de combinar o resultado de uma partida no ano de 2010. Além disso, o atleta terá que pagar uma multa de 25 mil dólares.
Se participar de programas educacionais e reabilitação contra a corrupção, o tenista poderá diminuir a pena em 18 meses. Antes disso, Olaso tentará apelar ao Tribunal Arbitral do Esporte alegando extorsão de uma máfia russa de apostadores.
“Fui contatado por uma organização criminosa russa dedicada a cometer fraudes em apostas. Seu intermediário, o jogador sérvio David Savic (banido do esporte em 2011 por arranjar jogos), propôs que eu armasse o resultado de uma partida de primeira rodada”, explicou Olaso que ainda negou ter aceitado essa proposta e destacou que “denunciou inúmeras vezes” as ofertas recebidas.
Olaso está no profissionalismo desde 2009, normalmente disputando Challengers ou Futures da ITF. O tenista não atua nas quadras desde novembro, quando disputou o torneio de Andria, na Itália.
A partida da investigação foi nesse mesmo evento, onde Olaso enfrentou o italiano Roberto Marcora e perdeu por 2 sets a 0, com parciais de 6/0 e 6/1, com seis duplas faltas. Os supervisores da ITF encontraram provas da combinação do resultado no celular e computador do espanhol.