Detentora de uma das principais equipes do tênis internacional nas últimas décadas, a Espanha esteve perto de protagonizar decisão entre atletas nacionais no ATP 250 de Auckland, na Nova Zelândia. Entretanto, na madrugada desta sexta-feira, David Ferrer e Roberto Bautista Agut não tiveram bom desempenho nas semifinais e foram derrotados pelo taiwanês Lu Yen-hsun e pelo norte-americano John Isner, respectivamente, ficando fora da final da competição.
Na primeira partida desta madrugada, Bautista começou atuando em bom nível e deu mostras de que poderia chegar à decisão do torneio, triunfando por 6/3 sobre o adversário norte-americano no primeiro set. No entanto, Isner reagiu nas parciais seguintes e, com triunfo por 7/6 (7 a 2) e 6/4 garantiu um lugar na final, em 1h52 minutos.
Algumas horas mais tarde, o principal cabeça de chave da competição e atual terceiro colocação no ranking da Associação dos Tenistas Profissionais (ATP), David Ferrer, entrou em quadra em busca de confirmar o favoritismo e disputar a final contra Isner. De maneira surpreendente, o espanhol não conseguiu fazer frente ao rival taiwanês, sucumbindo em sets diretos, com parciais de 6/4 e 7/6 (7 a 4), em 1h30.
A grande decisão da competição realizada em território neozelandês ocorre nesta sexta-feira, às 23h30 (de Brasília). A final entre duplistas também ocorre nesta sexta-feira, tendo Bruno Soares e Alexander Peya enfrentando Marcelo Melo e Julian Knowle. O Brasil já assegurou antecipadamente o título entre as parcerias.