As brasileiras Isabel Swan e Martine Grael entram na água nesta segunda-feira para defender o país no Mundial da classe 470 da Vela Oceânica, em Hague, na Holanda. Em função do mau tempo, a abertura do torneio foi alterada para 16h, horário local, às 11h no horário de Brasília. A competição conta com 61 inscrições no feminino e 119 no masculino. Ao todo, 39 países têm representantes em Hague.
Neste domingo, foi realizada a cerimônia de abertura e a medição do novo barco da dupla, o Pegasus, recém construído no estaleiro Nautivela, em Milão. As regatas classificatórias começam nesta segunda-feira e vão até quarta-feira. De quinta a domingo, acontece a fase final.
“Ontem medimos o Pegasus, as velas e pesamos o mastro. Em função do novo layout do barco, eu e Martine mudamos um pouco a nossa maneira de velejar e manobrar. Aproveitamos esses dias aqui em Hague para nos adaptar a esse novo jeito, que está nos parecendo melhor”, contou Isabel Swan, medalhista olímpica de bronze nos Jogos de Pequim, em 2008.
“Treinamos na semana passada com sol e vento bem ligeiro, mais de 70% dos velejadores vieram com bastante antecedência, então tivemos a oportunidade de correr lado a lado. Com essa mudança de tempo, a temperatura caiu e estamos na expectativa do vento aumentar”, completou Martine Grael, que participa do seu primeiro Mundial na categoria olímpica.