A Mercedes de Lewis Hamilton foi o carro mais rápido do primeiro treino livre para o GP do Canadá. Na manhã desta sexta-feira, em Montreal, o líder do Mundial cravou o tempo de 1min16s212. Logo atrás apareceu seu companheiro de equipe, o alemão Nico Rosberg, 0s415 atrás do ponteiro. O brasileiro Felipe Massa cumpriu o que havia falado durante a semana, correu bem e levou sua Williams à sexta posição, com a marca de 1min17s985.
Embora a previsão do tempo tenha apontado grandes chances de chuva nesta primeira sessão de treinos, a água não caiu no Circuito Gilles Villeneuve e os bólidos não ficaram a maior parte da atividade nos boxes, como aconteceu em Mônaco.
A Lotus do francês Romain Grosjean surpreendeu ao ser a primeira colocada depois das prateadas da Mercedes, mas com uma distância de 1s509 para Hamilton. Nico Hulkenberg, da Force India, foi o quarto colocado, com o tempo de 1min17s871.
A decepção deste primeiro treino livre ficou por conta da Ferrari e McLaren, já que eram esperadas evoluções nos carros de ambas as equipes por conta das atualizações nos motores e na parte aerodinâmica.
O alemão Sebastian Vettel terminou apenas na quinta posição, 1s693 mais lento que o líder, enquanto seu companheiro de esquadra italiana, o finlandês Kimi Raikkonen, ficou sete postos abaixo.
Pela equipe britânica, Fernando Alonso fez sua melhor volta em 1min18s128, sendo apenas o nono mais veloz. Jenson Button, por sua vez, foi ainda mais decepcionante, terminando com o 15º lugar.
O brasileiro Felipe Nasr sofreu com o baixo desempenho de sua Sauber e cravou seu melhor tempo em 1min18s948, colocando-se na 16ª posição.
O segundo treino livre para o GP do Canadá está marcado para a tarde desta sexta-feira, às 15 horas (de Brasília).