Menu
Mais Esportes

Grael comemora avanço rumo ao líder da Volvo Ocean Race

Arquivo Geral

12/03/2009 0h00

O brasileiro Torben Grael, que comanda o barco Ericsson 4, reconhece que os últimos movimentos da Volvo Ocean Race “foi genial”, porque “finalmente” conseguiram reduzir de forma importante a vantagem do Ericsson 3, embora falte uma boa distância para alcançá-lo.

O Ericsson 3, do sueco Magnus Olsson, chegou a ter 280 milhas (518 km) de vantagem sobre o barco de Grael, mas agora a diferença é de 100 milhas (185 km). Grael afirma que, “de certo modo, o rápido ritmo estabelecido pelo Ericsson 3 pesará quando chegarem a uma área de fracas altas pressões, o que fará com que o vento diminua”.

“Como consequência disso, o Ericsson 3 terá que ir mais ao sul, enquanto para nós e o Puma, pode ser que não precisemos ir tão ao sul”, disse o brasileiro.

“Parece que teremos uma travessia bastante rápida até Cabo de Hornos, mas o certo é que, ao ter os navios de frente um pouco longe, é inevitável pensar mais na chegada ao Rio de Janeiro que em outra coisa”, disse.

Grael reconhece que “os últimos dias foram bastante tranquilos, com vento que oscilava entre 8 e 12 nós”.

“Pudemos utilizar nossa vela de proa maior, e vamos em uma velocidade normal. Ontem não parou de chover, parecia o norte quando fica ruim no inverno: frio, pouco vento e água, muita água”, disse.

“Estamos todos bem e tranquilos. Sabemos que falta muito para chegar ao Rio de Janeiro, calculamos cerca de 17 dias sempre e se tudo sair como esperamos e não tenhamos nenhum percalço. A verdade é que pensamos mais na próxima etapa do que nesta, mas não podemos nos distrair, porque tudo pode acontecer”, disse.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado