Giovani dos Santos mostrou neste domingo que não será fácil tirar sua hegemonia na Volta da Pampulha, em Belo Horizonte (MG). O fundista brasileiro tornou-se tricampeão consecutivo da prova de 18 km, com o tempo de 53min51s, deixando os africanos para trás mais uma vez. Apenas três segundos atrás dele, chegou o tanzaniano Joseph Panga. O também tanzaniano Meiam Reginald terminou com o terceiro lugar, com a marca de 54min06s.
“Trabalhei muito. A gente abre mão de muita coisa. Não fui à formatura da minha filha. É um momento de glória”, comemorou Giovani, que travou forte duelo com Panga, conseguindo abrir vantagem somente no último 1,5 km.
Entre as mulheres, o ouro ficou para a brasileira Joziane Cardoso, que completou a prova em 1h02min53s. Joziane fez uma corrida de recuperação, já que as concorrentes africanos chegaram a abrir boa vantagem. Jane Seurey, do Quênia, e a tanzaniana Natalia Sulle, ficaram em segundo e terceiro lugares, respectivamente.
Com as vitórias de Giovani e Joziane, o Brasil empatou com o Quênia no número de vitórias da Volta da Pampulha. Cada país agora é detentor de oito títulos somando as conquistas dos dois naipes.