Freguês de Rafael Nadal, David Ferrer surpreendeu e venceu o compatriota na manhã desta sexta-feira, na semifinal do torneio de exibição de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes. O número 3 do mundo garantiu vaga na final da competição ao vencer com um duplo 6/4, após 1h33.
Vice-campeão em 2011, Ferrer poderá conquistar o título inédito neste sábado, quando enfrentará o vencedor do duelo entre o francês Jo-Wilfried Tsonga e o sérvio Novak Djokovic, atual bicampeão.
Considerando apenas os jogos oficias da ATP, Nadal leva ampla vantagem sobre o compatriota, com 21 vitórias em 26 jogos disputados. No entanto, Ferrer já havia mostrado que poderia superar o melhor tenista da atualidade no Masters 1000 de Paris, quando encerrou uma sequência de nove derrotas consecutivas ao derrotá-lo na semifinal.
Nesta sexta-feira, depois de dois pontos bem disputados, Ferrer venceu o terceiro game de zero, mas a situação não se repetiu mais. Depois de salvar dois break-points ao longo da parcial, ele se aproveitou de dois erros não-forçados de Nadal para conseguir a quebra no décimo ponto e ficar em vantagem no jogo.
O equilíbrio também prevaleceu durante todo o segundo set. Ainda errando muito, Nadal salvou um break-point no oitavo ponto para não ficar em desvantagem. No entanto, o canhoto de Mallorca não conseguiu reverter os erros no décimo ponto e novamente sofreu a quebra.