Terceiro mais cotado ao título, David Ferrer precisou de 2h15 para vencer sua partida na madrugada desta sexta-feira e avançar às oitavas de final do Aberto da Austrália. Para se classificar, o espanhol superou o francês Jeremy Chardy, número 31 do mundo, em sets diretos, com parciais de 6/2, 7/6 (7-5) e 6/2.
Buscando melhorar sua campanha na competição, que tem como melhor resultado a semifinal, Ferrer enfrentará o alemão Florian Mayer, 37º colocado no ranking da ATP, que não tem ligado para o favoritismo de seus adversários nas primeiras fases. Depois de uma vitória tranquila na estreia, Mayer deixou para trás o russo Mikhail Youzhny e o polonês Jerzy Janowicz, cabeças de chave 14 e 20, respectivamente.
O duelo será o oitavo entre os dois tenistas. Em sete confronto realizados, Ferrer leva vantagem, com quatro vitórias e três derrotas. No entanto, o último que venceu foi o alemão, que pôs fim a uma sequência de quatro derrotas consecutivas ao sair vitorioso no Masters de Xangai, em 2013.
Enquanto Mayer chega à quarta rodada de um Grand Slam pela segunda vez em sua carreira, sendo a primeira delas no Aberto da Austrália, Ferrer não sabe o que é ficar fora das oitavas de final de um Slam desde 2010, quando caiu na terceira rodada em Roland Garros.