O espanhol David Ferrer sofreu nas mãos do croata Ivo Karlovic, que eliminou o sérvio Novak Djokovic nas quartas de final do ATP 250 de Doha. Nesta sexta-feira, o tenista de Javea precisou de três tie-breaks para triunfar contra o atleta de 2,11m e avançar à decisão no Catar: 6/7 (2-7), 7/6 (7-5) e 7/6 (7-4).
Karlovic, uma vez mais, fez bom uso de sua principal arma: o saque potente. O croata anotou 30 aces e venceu 83% dos pontos em que colocou o primeiro serviço na quadra. Nas três vezes que teve o saque ameaçado, o croata se recuperou. Ferrer também conseguiu defender seu serviço em todo o jogo e assim as parciais foram decidias no tie-break.
No set inicial, Ivo Karlovic venceu com a surpreendente vantagem de 7-2 no marcador. Nos seguintes, a regularidade de Ferrer fez diferença e o espanhol conseguiu a classificação à decisão em Doha.
Na disputa pelo título, o espanhol enfrentará o tcheco Tomas Berdych, cabeça de chave 3 do torneio. Dono da sétima colocação do ranking mundial, ele derrotou, nesta sexta-feira, o italiano Andreas Seppi por 2 a 0, com parciais de 6/2 e 6/3.
Eles já se enfrentaram 12 vezes pelo circuito profissional, com vantagem no retrospecto direto para Ferrer, que venceu sete dos jogos. Nos últimos dois duelos, no Aberto da Austrália na temporada passada e no ATP Finals de 2013, no entanto, foi Berdych quem venceu.