Melhor tenista da atualidade e cabeça de chave número 1 do Aberto da Austrália, Rafael Nadal levou a pior entre os principais candidatos ao título e terá um adversário mais forte na estreia do Aberto da Austrália. Para confirmar o favoritismo, o espanhol ainda terá que contar com a torcida contra, já que jogará contra o anfitrião Bernard Tomic, número 52 do mundo.
Campeão do primeiro Grand Slam do ano em 2009, Nadal enfrentou Tomic apenas uma vez na carreira, justamente no Aberto da Austrália, em 2011, e venceu em sets diretos, com parciais de 6/2, 7/5 e 6/3.
Do outro lado da chave, Novak Djokovic iniciará sua busca pelo pentacampeonato contra o eslovaco Lukas Lacko, 90º colocado no ranking mundial, enquanto David Ferrer, terceiro melhor tenista do mundo, enfrentará o colombiano Alejandro Gonzaels (74º).
Entre os principais tenistas do circuito, quem teve mais sorte foi o suíço Roger Federer, que enfrentará um adversário com pior colocação no ranking. A dificuldade de Federer, no entanto, será de jogar contra um atleta da casa, já que medirá forças contra James Duckworth (134º).
Quinto mais cotado ao título, o argetino Juan Martin del Potro também não estreará contra um top 100 e começará o torneio contra o norte-americano Rhyne Williams (129º). Já Andy Murray, cabeça de chave 4, enfrentará o japonês Go Soeda (112º).
Confira os primeiros jogos dos principais favoritos ao título:
[1] Rafael Nadal (ESP) x Bernard Tomic (AUS)
[2] Novak Djokovic (ESP) x Lukas Lacko (ESL) [3] David Ferrer (ESP) x Alejandro Gonzales (COL)
[4] Andy Murray (GBR) x Go Soeda (JAP)
[5] Juan Martin del Potro (ARG) x Rhyne Williams (EUA)
[6] Roger Federer (SUI) x James Duckworth (AUS)
[7] Tomas Berdych (TCH) x Aleksandr Nedovyesov (CAZ)
[8] Stanislas Wawrinka (SUI) x Andrey Bolubev (CAZ)
[9] Richard Gasquet (FRA) x David Guez (FRA)
[10] Jo-Wilfried Tsonga (FRA) x Filippo Volandri (ITA)