Nesta segunda-feira, o prefeito do Rio Eduardo Paes, o governador Sérgio Cabral e o ministro do esporte George Hilton receberam a comissão de coordenação do Comitê Olímpico Internacional (COI). No evento, esteve presente o presidente da entidade, o alemão Thomas Bach.
Um dos principais assuntos da conversa foi a situação da Baía de Guanabara, que sediará as competições de vela e tem altos índices de poluição. O governador Luiz Fernando Pezão garantiu obras para chegar a um nível de 80% de despoluição.
“Vamos apresentar uma série de obras que estamos licitando. Faremos o tratamento de esgoto de toda a Região Metropolitana, e temos um compromisso de entregar a Baía 80% despoluída. Se não conseguirmos, já será um avanço sairmos de 17% para 49%. Mas vamos chegar aos 80% com essas obras. Se não for nas Olimpíadas, vai ficar como legado”, declarou Pezão.
É a oitava vez que os representantes do COI vêm para o Rio. Desta vez, houve uma reunião do grupo com os governantes, que se apresentaram e mostraram o andamento das obras. Na reunião também houve a análise dos relatórios.
“Temos uma série de conquistas para fazermos depois dos jogos. Temos dinheiro na conta para realizar as obras. Só temos que seguir as leis”, finalizou o governador.