Vítor de Moraes
vitor,moraes@jornaldebrasilia.com.br
A oito jogos do fim da primeira fase do Novo Basquete Brasil (NBB), o UniCeub/BRB tem a chance de segurar a quarta posição. A cobiça pela colocação é fundamentada no regulamento: os quatro melhores vão direto para as quartas de final.
Hoje, às 19h, o time tem um reencontro crucial: o Limeira. Depois da partida desta noite, o único adversário considerado difícil a ser enfrentado longe de Brasília no returno será o Bauru.
O Limeira, dos perigosos Ronald Ramon e Benite, tem bom desempenho em casa. Das 11 partidas, venceu oito. “Vamos encarar um time mais qualificado que o Araraquara. O Limeira quase não perdeu em casa”, admite o técnico José Carlos Vidal, em referência à vitória de quinta-feira, quando usou muitos jogadores do banco.
Vidal garante que a intenção não foi poupar os titulares, mas sim preparar os reservas para a dura missão de hoje. “Entrei com o (pivô) Alírio para dar ritmo a ele, que correspondeu bem. Devo usar a mesma estratégia amanhã”, adianta. O titular Lucas Tischer entrou no decorrer do jogo.
O treinador brasiliense ainda não terá o pivô Cipriano de volta, que cumpre o segundo de três jogos de suspensão. Na partida do primeiro turno, vencida no Ginásio de Sobradinho, Cipriano anotou 13 pontos. “Se o time deles ficar leve, também tenho a opção de usar mais o Ronald”, acrescenta Vidal.confronto direto
Ainda que vença o Limeira e o terceiro colocado São José perca para o Flamengo, o UniCeub não subirá mais uma posição na tabela. Os dois times ficariam empatados, mas o brasiliense perde no confronto direto. “Acho difícil chegarmos à vice-liderança, devemos ficar assim mesmo, entre o terceiro e o quarto lugares”, admite Vidal.