A despedida do brasileiro Felipe Massa da equipe Ferrari, depois de oito anos como titular, tem rendido homenagens de companheiros de trabalho e dos torcedores ao brasileiro. Nesta sexta-feira, foi a vez do chefe da escuderia, o italiano Stefano Domenicali expressar sua gratidão ao piloto paulista, afirmando sua importância na história do time.
O Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1, que ocorre neste fim de semana em Interlagos, é o 139º de Massa pela Ferrari. Contratado como titular em 2006 pela tradicional equipe italiana, o brasileiro obeteve 15 poles e 11 vitórias na categoria de elite do automobilismo mundial.
Dispensado pela Ferrari, que acertou o retorno do finlandês Kimi Raikkonen para formar dupla com o espanhol Fernando Alonso em 2014, o brasileiro assinou contrato com a Williams, que vive uma de suas piores temporadas. No time inglês, ele será companheiro do finlandês Valtteri Bottas.
“O que Felipe fez na Ferrari foi bom para a história do time. Tivemos momentos incríveis juntos, alguns difíceis também, mas ele é uma pessoa que merece o que conseguiu”, disse o chefe da Ferrari. “Sua dedicação ao time é incrível e desejamos todo sucesso para ele nesse futuro”, completou.
Apesar de ter encontrado dificuldades para estabelecer resultados consistentes nas últimas temporadas, sobretudo após acidente na Hungria em 2009, Massa teve bons momentos na escuderia italiana como as vitórias do Grande Prêmio do Brasil de 2006 e 2008.
Em seu segundo triunfo em Interlagos, o brasileiro ficou perto de se sagrar campeão do Mundial, mas uma ultrapassagem de Lewis Hamilton sobre Timo Glock na última volta da prova deu ao britânico a quinta posição da corrida e o título daquela temporada com apenas um ponto de vantagem sobre Massa.
“Pode parecer muito pessoal, mas o considero campeão do Mundial de 2008 porque ele merecia aquele título aqui em São Paulo”, afirmou Domenicali.
Na quinta-feira, Massa classificou o acidente no Grande Prêmio da Hungria como um de seus piores momentos da escuderia, ao lado do GP da Alemanha de 2010, em que cedeu a vitória ao espanhol Fernando Alonso por conta de uma ordem da Ferrari.