Apesar de a janela de competições ter sido aberta no último dia 6, a etapa de Fiji – a quinta do calendário da WSL – deve começar apenas no fim de semana, quando estão previstas ondulações na ilha de Namotu. Mesmo com o adiamento das baterias, os surfistas brasileiros já tem seus adversários definidos nos primeiros cruzamentos.
Com sete brasileiros competindo na principal categoria do surfe mundial, o Brasil vive um momento especial no esporte que chegou a ser marginalizado nos anos 1980. Amargando maus resultados após o título mundial, conquistado em 2014, Gabriel Medina busca se redimir na quinta etapa do circuito e defender o título que lucrou no último ano.
Pioneiro da “tempestade brasileira” que vem encharcando a elite do surfe, Medina aparece apenas na 19ª colocação do ranking. O surfista paulistano, natural de Maresias (SP), cairá na água para defender o título apenas na sétima bateria do primeiro round, contra o francês Jeremy Flores e o norte-americano C.J. Hobgood.
Líder do ranking com 26.250 pontos, Adriano de Souza, o Mineirinho, estreia em Fiji na sexta bateria, quando enfrentará o australiano Kai Otton e o anfitrião Inia Nakalevu. Vice líder na classificação, Filipe Toledo vai ao arquipélago embalado após conquistar o título na etapa do Rio de Janeiro. O brasileiro cai na água na quarta bateria, ao lado do australiano Adrian Buchan e o norte-americano Dane Reynolds, convidado a competir na etapa.
Na 22ª e última posição que garante a permanência na elite, Wiggolly Dantas será o segundo brasileiro a competir em Fiji. Na terceira bateria, medirá forças contra os australianos Josh Kerr e Jay Davies. O primeiro a cair na água será Alejo Muniz, que logo na primeira bateria enfrentará o multicampeão Kelly Slater e Kolohoe Andino.
Amigo de infância de Medina, Miguel Pupo competirá na nona bateria, ao lado do norte-americano Nat Young e do irlandês Glenn Hall. Na seguinte, Jadson André correrá contra os australianos Julian Wilson e Adam Melling. Na última bateria, Ítalo Ferreira cairá na água contra o australiano Joel Parkinson e o havaiano Fredrick Patacchia.