Flávia Delaroli vai iniciar em casa a briga para ser uma das duas representantes brasileiras nos 50 metros livres dos Jogos Pan-Americanos de 2007. Atleta do Pinheiros, ela pretende garantir a vaga durante a disputa do Troféu José Finkel, que será realizado entre os dias 23 e 28 deste mês na piscina do clube paulistano e serve como primeira seletiva para os Jogos do Rio de Janeiro.
“Estou totalmente concentrada para fazer uma prova excelente nos 50 metros e conseguir minha vaga no Pan. Venho treinando pesado para esta competição desde o início do ano e estarei em meu melhor nível, ao contrário do ano passado”, disse Delaroli, que, mesmo admitindo desgaste Finkel de 2005, realizado em piscina de 25m em Santos, atingiu o índice para o Mundial de Xangai nos 50 metros livres quebrando seu próprio recorde sul-americano, foi prata nos 50 metros borboleta e conquistou quatro medalhas de ouro (50 e 100 metros livres e revezamento 4×50 e 4×100 livres).
Nesta edição, além da prova em que detém o recorde sul-americano ao lado de Rebeca Gusmão (25s17) e uma medalha de prata do Pan de 2003, Delaroli defenderá o Pinheiros nos 100 metros livres, 50 metros costas, 50 metros borboleta, revezamento 4×50 e 4×100 metros livres e 4×100 metros medley. A nadadora entrou na água apenas uma vez em 2006, no Mundial de Xangai, em abril. Longe de sua melhor forma, ficou na 12ª colocação geral dos 50 metros livres.
O revezamento é outra esperança de sucesso. O time do Pinheiros detém uma invencibilidade em todas as modalidades de equipe há três anos e, se depender da nadadora mineira, a marca será ampliada. “Temos que trabalhar para isso. Os números apenas comprovam o trabalho de excelência que realizamos no clube”, lembrou a velocista, recordista sul-americana dos 4×50 e 4×100 metros livres.