Mais cotado ao título, Juan Martin del Potro correspondeu às expectativas e garantiu vaga na semifinal do ATP 250 de Sydney, na Austrália. Depois de 2h10, o argentino venceu o tcheco Radek Stepanek, em três sets, com parciais de 6/4, 3/6 e 6/3, na madrugada desta quinta-feira.
Na próxima fase, Del Potro enfrentará o russo Dmitry Tursunov, cabeça de chave 4, que passou por Denis Istomin, do Uzbequistão, ao aplicar 7/6 (7-5) e 6/2.
Enquanto os principais favoritos avançaram na parte de cima da chave, o mesmo não aconteceu na parte de baixo. Sem cabeças de chave, quem é apontado com mais chances para chegar à final é o anfitrião Bernard Tomic (52º), que venceu o ucraniano Alexandr Dolgopolov, em sets diretos, com placar final de 6/4 e 6/3.
Atual campeão do torneio, o australiano espera conquistar o bicampeonato e o segundo título de sua carreira. Para isso, ele terá que medir forças contra o também ucraniano Sergiy Stakhovsky, número 101 do mundo, que impediu um duelo entre compatriotas e eliminou Marinko Matosevic ao vencer por 6/4 e 6/3.