A delegação brasileira de nadadores já está em Irvine (nos Estados Unidos) para iniciar (previsto para a quarta-feira) o Pan-Pacífico, principal competição de 2010. Além da tarimba do torneio, os atletas verde-amarelos poderão analisar possíveis concorrentes das Olimpíadas de Londres/2012.
Após operação no ombro, Gabriella Silva voltará à ativa nos 50m borboleta, nesta quarta-feira. Entre suas principais adversárias estão a australiana Marieke Guehrer e a japonesa Yuka Kato.
Quem também cairá nas piscinas na quarta é César Cielo. No entanto, o recordista mundial dos 50m e 100m não disputará, por enquanto, as suas especialidades. Junto dos compatriotas Nicholas Santos e Frederico Castro, ‘Césão’ competirá os 50m borboleta masculino. O principal expoente estrangeiro é o sul-africano Roland Schoeman.
Nos 100m estilo costas, o objetivo das verde-amarelas Fabiola Molina e Fernanda Alvarenga é bater a campeã olímpica Natalie Caughlin. No masculino, os encarregados de levar as cores do Brasil são Guilherme Guido e Gabriel Mangabeira.
O nível alto da competição segue com os 200m borboleta feminino. Joanna Maranhão, Larissa Cieslak e Manuella Lyrio entram para competir com a chinesa recordista mundial e campeã olímpica, Liu Zige. Também está inscrita a americana Jessicah Schipper, bronze em Pequim e recordista do Pan-Pacífico.
Entre os homens, Kaio Márcio, potencial chance de pódio, terá a companhia de nada menos que o norte-americano Michael Phelps e do japonês Matsuda Takesh, bronze em Pequim/2008.
As provas longas encerram o primeiro dia de eliminatórias em Irvine. Sarah Correa nada os 800m livre pelo Brasil – a prova que certamente tem um dos recordes mais antigos, 8m16s22, feito pela americana Janet Evans em 1989. Lucas Kaniesky completa a participação nacional na prova dos 1500m livre.
Nomes europeus como Frederick Bousquet, ferrenho adversário de Cielo, não disputarão o torneio porque seus países, como é de praxe, não foram convidados pela organização.