Após a Confederação Brasileira de Futsal (CBFS) anunciar que não teria recursos para enviar a Seleção Brasileira ao Mundial de futsal feminino, a entidade deu o prazo de até sexta-feira (14) para a equipe levantar a quantia de R$ 180 mil reais para poder participar do torneio em dezembro, na Costa Rica. As meninas começaram uma campanha para juntar o dinheiro, e nesta terça-feira, os atletas da seleção masculina, entre eles Falcão e Neto, se reuniram para fazer uma doação no valor de R$ 10 mil e ajudar a equipe na busca por mais um título.
“Aqui está a ajuda dada as meninas do futsal feminino feita através dessa doação dos atletas@vinifutsal77 @falcao12oficial @cicofutsal@rodrigoha @futsalneto @wilde13futsal@gabriel__dias @goleirotiago @franklinfutsal@pelebranco @mauriciomassoterapeuta @jefutsal9#Lenisio e todos que participaram do jogo de Araçatuba há alguns meses atrás . O valor não resolve os problemas , ( 10.000 reais) mas é o que podemos doar. Quem puder e quiser ajudar , a conta está no post anterior . Parabéns a administração da CBFS da última década por conseguir deixar nosso esporte nessa situação mesmo com os mais de 80 milhões que entraram na entidade nos últimos 10 anos”, publicou o ala Vinícius, do Orlândia.
Inicialmente, a quinta edição do Mundial Feminino estava marcado para ter a Rússia como palco, mas o evento foi cancelado e transferido para a Costa Rica. A confederação do país anfitrião enviou à CBFS um convite para participar do torneio, desde que o Brasil arcasse com todos os custos da viagem. No dia 23 de setembro, a CBFS comunicou à organização do evento que a equipe verde-amarela não iria participar.
No entanto, a entidade voltou atrás na última sexta-feira e deu o prazo de uma semana para que as próprias atletas reúnam fundos para viabilizar a participação torneio mundial, onde o Brasil foi campeão em todas as edições anteriores (2010, 2011, 2012 e 2013.
Na segunda, as atletas divulgaram nas redes sociais as contas para depósito bancário. Eleita três vezes a melhor jogadora do mundo, a ala Vanessa foi uma das atletas que mais divulgou a campanha.
“Chegou a hora de ajudar e mostrar que juntos conseguiremos ir ao Mundial! Manhã de correria para ver uma conta. Entramos em contrato com a Confederação Brasileira de Futsal (CBFS) para que a mesma nos passasse a conta deles, porém ficou inviável devido à contabilidade da instituição,” postou a ala catarinense.
Além do Brasil, também participam do Mundial as seleções de Espanha, Rússia, Portugal, Japão, Irã, Guatemala e Costa Rica.