Menu
Mais Esportes

Corrida de Reis: Hora de Recomeçar

Arquivo Geral

23/01/2014 8h32

Aos 44 anos e em boa forma, o piauiense José Carlos de Oliveira ensaia o retorno às provas de pista. Pentacampeão paulista e vencedor Íbero Americano dos 1.500m rasos, ele usará a Corrida de Reis e o apelo dos fãs para voltar a praticar o esporte. A prova é no próximo sábado, às 19h, com largada Centro de Convenções Ulysses Guimarães.

Multicampeão enquanto esteve no ague, José Carlos garante estar apto a mostrar ao Brasil que ainda é capaz. Praticante das corridas desde os 22 anos, quando deu as primeiras passadas em Planaltina, ele teve o medalhista olímpico Joaquim Cruz como companheiro no esporte. “Já ganhei dele e ele já ganhou de mim muitas vezes também”, recorda o veterano.

José Carlos está afastado da modalidade desde 2010 por um enfraquecimento na panturrilha direita. Após o acompanhamento médico e a liberação para voltar, ele tem como meta percorrer os seis quilômetros da prova na casa dos 16 minutos. “Nunca deixei de me exercitar, nem que fosse na academia. Estou ansioso e treino para a Corrida desde o ano passado.”

De acordo com ele, são 130 km percorridos a cada semana. Os treinos são divididos nos cinco dias úteis. Em três deles, José Carlos pratica em dois períodos.

Prova cheia

Detentor da 10ª melhor marca dos 1.500m livres da América Latina, José Carlos não esconde a felicidade de saber que 16 mil pessoas irão participar da prova do próximo sábado. “A corrida de rua está na moda. É um esporte barato e qualquer um pode praticar. Foi através dela que eu conheci o mundo e consegui o meu patrimônio que me sustenta hoje”, disse, emocionado.

O dinheiro do aluguel das casas que adquiriu garante que ele treine todos os dias sem se preocupar com emprego. “Ganhei um bom dinheiro com isso, não vou mentir. Hoje, posso correr sem peso na consciência”, gaba-se José Carlos. 

De pai para filho

Pai de dois filhos homens, um de oito e outro de 14 anos, ele faz questão que os pupilos sejam atletas. “O menor é nadador e o maior mora em São Paulo para treinar basquete”, conta o corredor.

Experiência para as crianças

Ciente da importância do esporte na sociedade e tendo como base os benefícios proporcionado em sua vida, o corredor José Carlos de Oliveira decidiu criar um projeto que insere as crianças no trajeto percorrido por ele.

Afastado das pistas desde 2010, por problemas na panturrilha, ele usou a “falta do que fazer” para criar o projeto que leva o seu nome. De acordo com José Carlos, 50 crianças aderiram a sua ideia, que movimenta grande parte de Planaltina-DF. 

“Reúno os pequenos em uma escola, no Pombal. É um lugar extremamente violento e com muitos traficantes. Se eu consegui juntar esse número, é porque dá sim para fazer a diferença seja aonde for”, destaca.

Dificuldades

Há 10 anos, José Carlos organiza a Corrida de Planaltina. Com a participação de 500 atletas, em média, ele diz que só agora o apoio dos patrocinadores começou a surgir.

“Para você ver como é difícil. Só depois de anos de organização é que eles viram a corrida. Já tirei dinheiro do meu bolso para fazê-la”, lembra o corredor. 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado