Está confirmada a 45ª edição da tradicional Corrida de Reis no dia 31 de janeiro. Em coletiva na manhã desta terça-feira (13), a secretária de Esporte e Lazer, Leila Barros, anunciou que a competição contará com o apoio das Secretarias de Segurança Pública e da Paz Social e de Turismo e Projetos Especiais, que ajudarão na parte estrutural e de divulgação, e com o patrocínio de empresas privadas no valor de aproximadamente R$ 200 mil.
Este ano o evento esportivo teve que se adaptar à limitação de recursos. O número de participantes passou de 20 mil para 8 mil, o kit entregue aos corredores não terá mais o boné e uma sacola plástica substituirá a mochila. O número de tendas será reduzido para um terço. A previsão aproximada era de 15. O maior percurso passou de 12 quilometros para 10 quilometros, e a premiação em dinheiro – que foi de R$ 60 mil no ano passado – foi suspensa. Os ganhadores que se destacarem receberão apenas medalhas e troféus.
“Sou muito grata pelo apoio que tenho recebido dos próprios órgãos do governo, que me ajudaram com o que podiam, mesmo com os problemas financeiros e orçamentários que a cidade está passando. Agradeço ainda às empresas que foram parceiras e nos deram as mãos para que pudéssemos manter a tradição de realizar essa corrida que já faz parte do calendário de eventos do Distrito Federal”, disse a secretária.
As inscrições são gratuitas e foram divididas em três lotes. O primeiro será aberto para quatro mil pessoas no dia 15 de janeiro, o segundo para duas mil pessoas no dia 19 e o terceiro para mil pessoas no dia 21. As fichas estarão no site www.corredorderua.com.br. As outras mil vagas foram destinadas aos participantes da prova de lançamento da corrida, realizada no dia 7 de dezembro de 2014. Esses atletas devem confirmar a participação no evento até o dia 19 de janeiro no mesmo site destinado às inscrições.
Como já é de costume, as doações de alimentos não perecíveis feitas pelos participantes serão bem-vindas. De acordo com o diretor técnico da prova, Francisco Xavier, foram arrecadadas quase 60 toneladas no ano passado. “Cadastramos algumas entidades de cunho social da cidade e entregamos todas as arrecadações para elas. Essa é uma tradição. Todos os anos somos agraciados com a caridade dos participantes.”
A largada da Corrida de Reis está marcada para as 19horas do dia 31 de janeiro, em frente ao Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha. Serão duas provas: categoria adaptada e prova popular de 6quilometros e 10quilometros. Na corrida de 6 quilometros, os participantes vão retornar pela Torre de TV. Na prova de 10 quilometros, os atletas vão passar pela Rodoviária do Plano Piloto e retornar perto da Rua das Bandeiras na Esplanada dos Ministérios.
Os kits com a camiseta, número de identificação do corredor, chip eletrônico – que cronometra o tempo e colocação – e instruções da competição serão entregues no dia 29 e 30 de janeiro, das 10horas às 20horas, no Ginásio Nilson Nelson. Os participantes também recebem ao final da corrida um saquinho para repor as energias com bebida isotônica, barra de cereal, fruta e doce. Ao longo do percurso serão disponibilizados copos de água em três pontos de hidratação.
O BRB, Brasal, Powerade, Atacadão Dia a Dia, UniCeub, Fibra, Coca-Cola, Super Bolla e Super Maia serão as patrocinadoras do evento. Elas ajudarão com recursos financeiros, ou com a doação dos itens que constam nos kits. A secretaria de Turismo e Projetos Sociais fará a divulgação da corrida nos outros estados e a Secretaria de Segurança Pública e da Paz Social apoiará com o fornecimento de efetivo, que cuidará do trânsito e de emergências médicas.
Confira aqui mais informações sobre as inscrições.