O norte-americano Lance Armstrong, sete vezes campeão da Volta da França, confirmou que correrá novamente pela equipe cazaque Astana em seu retorno às competições profissionais. A primeira prova do ciclista após três anos aposentado, será Volta Down Under, na Austrália, em janeiro de 2009.
Armstrong, que se curou de um tumor nos testículos em 1996 e depois venceu sete vezes a principal prova do ciclismo mundial (a Volta da França), se aposentou em 2005. Contudo, no início do mês de setembro, o norte-americano anunciou a volta às competições com o objetivo de vencer a disputa francesa pela oitava vez e divulgar sua campanha de prevenção contra o câncer.
“O Lance quer usar o seu retorno para globalizar a sua campanha de prevenção e também conseguir fundos para pesquisas contra o câncer. Todos nós fazemos questão de ajudá-lo”, apontou Mike Rann, governador da província da Austrália do Sul, que anunciou a participação de Armstrong na Volta Down Under.
Com o retorno de Armstrong para a Astana, quem pode deixar a equipe é o espanhol Alberto Contador, vencedor da Volta da França em 2007 e da Volta da Espanha no último domingo, que já admitiu a possibilidade de procurar outro time.
“Com o Armstrong, algumas dificuldades serão criadas, porque com a chegada dele, a equipe vai colocá-lo como líder, e isso poderia me machucar. Minha intenção é ficar na Astana porque tenho contrato até 2010, mas também já recebi um bom número de ofertas de outros times”, apontou Contador ao diário espanhol As.