A terceira edição do The Ultimate Fighter Brasil, reality show do UFC onde os campeões ganham um contrato com a organização, começa hoje. Nesta terceira disputa, os técnicos – e desafetos declarados – são o brasileiro Wanderlei Silva e o norte-americano Chael Sonnen. Ao final do programa, eles se enfrentam no mesmo evento em que as finais do programa forem disputadas. Os melhores lutadores nas categorias médio e pesado também duelam.
Para muitos, o TUF é a forma mais fácil de se tornar um lutador do UFC. Fazer parte do rol de lutadores, porém, não significa que o atleta terá a fama de grandes ícones da companhia. Anderson Silva, ex-campeão dos pesos médios e tido por muitos como o maior lutador de todos os tempos, e Jon Jones, atual campeão dos pesos meio-pesados e que teve ascensão meteórica na categoria, não participaram do reality.
Em muitos casos, os lutadores escolhidos são ilustres desconhecidos do grande público do MMA, e vão ganhando a torcida à medida em que o programa se desenvolve.
É o caso do extrovertido William “Patolino”, vice-campeão da segunda edição, em 2013. Patolino é um dos atletas com maior popularidade no País e se manteve na categoria.
Já o português Gonçalo Salgado, lutador peso-pesado que participará do TUF Brasil 3 conseguiu entrar na casa por uma situação curiosa. Ele já foi segurança pessoal do atacante Cristiano Ronaldo, do Real Madrid. O melhor jogador do mundo ajudou, inclusive, a custear a vinda de salgado para as eliminatórias do programa.
Porta dos fundos
A fama pós-TUF, no entanto, nem sempre vem para todos. Há quem entre para a casa e saía sem contrato com o UFC, buscando a sorte em outros eventos no Brasil ou no exterior. Juliano “Ninja” e Delson “Pé de Chumbo” são exemplos de lutadores que sumiram das principais organizações de MMA.
OS CAMPEÕES DO TUF BRASIL
Rony Jason
O campeão dos pesos-pena do TUF Brasil 1 finalizou Anistávio “Gasparzinho” na primeira luta. Na semifinal, superou Hugo “Wolverine”. Na final, diante de Godofredo “Pepey”, venceu por decisão unânime. Rony Jason ainda luta no UFC.
Cezar Mutante
O pupilo de Vitor Belfort teve caminho fácil na casa vencendo duas lutas. Na final, diante de Sergio Moraes, vitória por decisão unânime, ganhando o título dos pesos-médios do TUF. Ainda luta no UFC e segue invicto após lutar três vezes.
Léo Santos
O carioca chegou à semifinal do TUF, mas perdeu para Santiago Ponzinibbio. Herdou a vaga na final com a lesão do argentino e aproveitou. Finalizou William “Patolino” e se tornou o campeão dos penas do TUF Brasil 2. Segue na categoria.
Números
32 lutadores estão na disputa do TUF Brasil 3.
2 categorias serão disputadas nesta edição.
16 lutadores avançam à segunda fase.
4 lutadores brasileiros já conquistaram o TUF.
Poucos vingaram nos Estados Unidos

Entrar como um desconhecido no The Ultimate Fighter e sair igualmente desconhecido é uma realidade que não ocorre só na versão brasileira do reality show.
Até hoje, foram realizadas 23 edições do TUF, das quais cinco fora dos Estados Unidos. Nas edições norte-americanas, não foi tão expressivo o número de lutadores que conseguiram se destacar no UFC após o fim da exibição do programa, incluindo os campeões. As exceções ficam por conta de Forrest Griffin, campeão do primeiro programa e que, posteriormente, conquistou o cinturão de campeão dos pesos meio-pesados no UFC. Além dele, Rashad Evans (ex-campeão dos meio-pesados do UFC), Michael Bisping (destaque dos pesos médios do UFC), Matt Serra (ex-campeão dos meio-médios do UFC) e Roy Nelson (destaque entre os pesos-pesados não só pela mão pesada, mas também pela barriga) são exemplos de campeões do TUF que vingaram com o término do reality.
Na contramão do sucesso, o caso do atual peso-mosca Jonathan Brookins, que venceu o TUF 12, em 2010, entre os pesos-leves, é a prova de que o título no reality show não garante que a carreira será eterna no UFC. Depois de conquistar o título, Brookins, atleta da Gracie Barra, em Orlando (EUA), teve mais quatro lutas na organização, conseguindo apenas uma vitória. Ele acabou demitido da organização e hoje tenta sucesso em outras categorias.
Outro caso curioso é o do norte-americano Efrain Escudero. O campeão do TUF 8 lutou quatro vezes no UFC, com duas vitórias e duas derrotas, que foram suficientes para decretarem o fim da linha no UFC.
O lutador ainda conseguiu voltar após vencer cinco de seis lutas. A nova chance durou apenas duas lutas, com dois revezes.
Derrotas culminam em demissões
Ser campeão ou vice de alguma edição do TUF dá ao atleta uma dose extra de prestígio com a diretoria do UFC. Essa dose extra chega ao fim, no entanto, caso o lutador não se mantenha lutando em alto nível. Com isso, o risco de demissão aparece.
Atletas que não chegaram à final do reality show também podem ter a chance de receber um contrato e tentar brilhar no UFC.
Casos de lutadores vindos do reality que precisam de uma vitória em seus próximos compromissos no UFC para não “passarem no R.H” não são raros.
Vice-campeão do primeiro programa no País, Godofredo “Pepey” tem apenas uma vitória em quatro lutas pelo UFC. Em seu próximo combate, marcado para 23 de março, em Natal (RN), Pepey enfrenta Noad Lahat (EUA). Caso perca, o cearense deve ser cortado do elenco da organização.
Renee Forte também participou do primeiro TUF Brasil e não chegou à final. Em três lutas pelo UFC, venceu apenas uma e precisa vencer Francisco Trevino (EUA), em Dallas (EUA), em 15 de março, se quiser continuar no UFC.
Quem já passou pelo TUF Brasil
Rodrigo Damm Segue no UFC Anistávio “Gasparzinho” Demitido do UFC Godofredo “Pepey” Segue no UFC Hugo “Wolverine” Segue no UFC Cezar “Mutante” Segue no UFC Sergio Moraes Segue no UFC Thiago “Bodão” Segue no UFC Daniel Sarafian Segue no UFC Rony “Jason” Segue no UFC Wagner “Galeto” Demitido do UFC Marcos “Vina” Demitido do UFC John “Macapá” Demitido do UFC Francisco “Massaranduba” Segue no UFC Renee Forte Segue no UFC Delson “Pé de Chumbo” Demitido do UFC Luiz “Besouro” Segue no UFC Santiago Ponzinibbio Segue no UFC Thiago “Jambo” Demitido do UFC Léo Santos Segue no UFC David Vieira Demitido do UFC William “Patolino” Segue no UFC Cleiton “Foguete” Demitido do UFC Pedro Iriê Demitido do UFC Daniel “Gelo” Demitido do UFC Tiago Alves Demitido do UFC Viscardi Andrade Segue no UFC Marcio “Pedra” Demitido do UFC Juliano “Ninja” Demitido do UFC Thiago “Marreta” Segue no UFC Neilson Gomes Demitido do UFC Yan Cabral Segue no UFC