Dois dias após a divulgação do relatório final de acompanhamento da organização dos Jogos Pan-americanos do Rio, o Comitê Organizador Rio 2007 (CO-Rio) divulgou nota oficial rebatendo as críticas feitas pelo Tribunal de Contas da União (TCU). No documento, o orgão federal criticou a organização do evento e questionou os gastos feitos para sua realização.
Segundo levantamento das unidades técnicas do Tribunal, o orçamento inicial de aproximadamente R$ 390 milhões, ultrapassou os R$ 3,3 bilhões. Para os responsáveis pelo levantamento, a disparada nos gastos resultou da falta de coordenação das ações necessárias para o evento.
Em sua defesa, o CO-Rio argumentou que todas as suas ações foram acompanhadas e tiveram a orientação de especialistas estrangeiros acostumados à realização de eventos semelhantes. Na nota, o Comitê também afirma que os materiais adquiridos para as disputas de arremesso de dardo e de salto com vara já foram encaminhadas à Confederação de Atletismo para uso em competições.