O Chicago Bulls entrou na quadra do United Center, nesta segunda-feira, para enfrentar o Washington Wizards, sustentado uma invencibilidade de cinco partidas. Os rivais, por outro lado, vinham de duas derrotas consecutivas. Porém, o pivô brasileiro Nenê Hilário jogou bem, foi o cestinha do jogo e ajudou a equipe da capital norte-americana a conquistar uma importante vitória fora de casa por 102 a 88.
Titular absoluto do garrafão dos Wizards, Nenê permaneceu em quadra por quase 36 minutos e encerrou o duelo com 19 pontos, cinco rebotes e cinco assistências, confirmando o seu bom momento na NBA. Nos últimos dez jogos, o brasileiro saiu de quadra com pelo menos dois dígitos na pontuação em seis oportunidades. A atuação desta segunda-feira ainda foi a melhor do atleta nacional desde o dia 26 de novembro, quando ele encerrou o duelo diante do Los Angeles Lakers com 30 tentos. Até aqui, a média de Nenê na temporada é de 13,3 pontos e 5,8 rebotes por partida.
Os outros destaques dos Wizards no duelo do United Center foram o armador John Wall, que, assim como o brasileiro, anotou 19 pontos – além de pegar cinco rebotes e distribuir sete assistências -, e o ala Travor Ariza, que encerrou o duelo com 16 pontos e nove rebotes, além de um aproveitamento de 50% da linha dos três tentos. Pelo lado do Chicago Bulls, a boa atuação ficou por conta do ala-pivô Carlos Boozer, que fez 19 pontos, e do grandalhão Joakim Noah, com oito pontos e 16 rebotes.
No geral, a partida foi dominada pelos Wizards do início ao fim. Precisando da vitória para não perder muitas posições na instável Conferência Leste, o time da capital dos EUA abriu sete pontos de vantagem logo no primeiro quarto. Na segunda parcial, mas seis tentos de frente, para ir aos vestiários a 13 pontos de distância. Na volta do intervalo, o Chicago Bulls até ensaiou uma reação, ficando a menos de cinco pontos de vantagem em um determinado momento, mas uma sequência de bolas de três dos Wizards devolveu a equipe visitante à dianteira do placar. No último período, o 24 a 20 sacramentou o contundente triunfo por 14 pontos de vantagem na casa do rival.
Com a vitória, a primeira nos últimos três jogos, o Washington Wizards ultrapassou exatamente os Bulls e subiu à quinta posição da Conferência Leste, mesmo com uma campanha negativa (17 vitórias e 19 derrotas.). O time comandado por Tom Thibodeau, por sua vez, caiu para o sexto posto e, com o mesmo desempenho de Washington, segue ocupando a zona de classificação para os Playoffs. Na próxima rodada, Chicago visita o Orlando Magic, enquanto os Wizards recebem o Miami Heat.
Confira os resultados desta segunda-feira na NBA
Milwaukee Bucks 94 x 116 Toronto Raptors
Houston Rockets 104 x 92 Boston Celtics
Phoenix Suns 96 x 98 New York Knicks
Washington Wizards 102 x 88 Chicago Bulls
San Antonio Spurs 101 x 95 New Orleans Pelicans
Orlando Magic 88 x 107 Dallas Mavericks
Denver Nuggets 103 x 118 Utah Jazz