Como já era esperado, João “Feijão” Souza se tornou o número 1 do Brasil pela primeira vez em sua carreira com a atualização do ranking da ATP que foi feita nesta segunda-feira. O brasileiro garantiu o posto ao subir 24 posições e alcançar o 116º lugar, ultrapassando Thomaz Bellucci.
Feijão conseguiu ganhar tantas posições graças ao seu desempenho no Aberto de São Paulo, disputado na última semana, no qual foi campeão ao vencer o colombiano Alejandro González na final.
Enquanto isso, Bellucci segue se preparando para o Aberto da Austrália, mas preferiu não participar de competição na semana que inaugurou a temporada de 2014. Sem perder colocações, ele também não somou pontos e continuou em 125º.
Enquanto Feijão subiu, Rogério Dutra Silva sofreu com a grande perda de posições. Vice-campeão do Aberto de São Paulo no ano passado, o tenista não conseguiu defender os pontos por conta de uma tendinite no joelho, o que fez ele cair 18 posições e chegar ao 150º posto.
Número 4 do Brasil, Guilherme Clezar também não melhorou sua colocação, perdeu apenas um lugar no ranking e agora é 159º melhor do mundo.