Depois de cinco anos se dividindo entre os Estados Unidos e o Brasil, Cesar Cielo resolveu fincar raízes em território nacional. O campeão olímpico montou, com o apoio do treinador Alberto Pinto da Silva, o Projeto Rumo ao Ouro em 2016, que conta mais seis nadadores, que treinarão juntos em busca da excelência e de pódios para o Brasil.
Comandado por Albertinho, que deixou o comando do Clube Pinheiros na semana passada, Cielo (Flamengo) irá treinar ao lado de André Schultz, Leonardo de Deus, Henrique Rodrigues, Tales Cerdeira, do Pinheiros, Nicholas dos Santos, do Flamengo, e Vinicius Waked, do Minas Tênis. A comissão técnica terá o assistente Felipe Domingues, Paulo Cesar Marinho (biomecânica e estatística) e Gustavo Magliocca (médico).
“Eu estava com essa ideia desde o ano passado e hoje [terça] estou aqui para anunciar que vou ficar no Brasil, treinando com o Albertinho”, disse Cielo, em entrevista coletiva. O nadador do Flamengo e o técnico trabalham juntos desde o início da carreira de Cielo. Desde 2006, Cielo dividia seu tempo entre Estados Unidos e Brasil, passando os seis primeiros meses em Auburn e o restante do ano em São Paulo, com Albertinho.
Gerenciado pelo Instituto Cesar Cielo, o P.R.O. 2016 é totalmente independente e conta com recursos dos próprios nadadores, que tiram dinheiro de seus patrocínios individuais para bancar a equipe por trás do projeto.
O contrato com os respectivos clubes continuam em vigor, com a diferença de que estes sete atletas treinarão juntos fora da sede de seus times. Mas nas competições regionais e nacionais, “cada um defenderá o seu escudo”, ressaltou Cielo.